compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Conselho reforça compromisso com a preservação do patrimônio histórico de Franca

Membros do CONDEPHAT tomaram posse na última quarta-feira, 19
Os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico de Franca (CONDEPHAT) tomaram posse na última quarta-feira (19), em cerimônia realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha).
Com representantes do Poder Público, Unesp (curso de História), Unifran (curso de Arquitetura e Urbanismo), Cúria Diocesana e AERF (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca), o conselho terá mandato de dois anos, de 2025 a 2027.
Indicada pelo Poder Público, Marcella Murari Oliveira, servidora pública graduada em Jornalismo e Produção Audiovisual, com pós-graduação em Museologia e Gestão Cultural, assumiu a presidência do colegiado.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Everton de Paula, o secretário de Esporte e Cultura Roberto Saad e o diretor de Cultura Cláudio Silveira.
O CONDEPHAT tem a missão de proteger e preservar os bens históricos, artísticos e turísticos do município, acompanhando o crescimento da cidade e garantindo que elementos de grande relevância cultural sejam mantidos para as futuras gerações.
Durante a cerimônia, o ex-presidente do conselho, professor Pedro Tosi, ressaltou a importância de preservar o patrimônio histórico como forma de valorizar a identidade cultural de Franca.
A nova presidente, Marcella Murari, destacou os desafios do cargo e enfatizou seu compromisso com a continuidade do trabalho.
“É fundamental o diálogo e o trabalho em equipe, com transparência nas ações, contando com a colaboração e participação dos demais conselheiros. Faremos o CONDEPHAT ser mais conhecido, visitando e conversando com a comunidade a respeito da preservação dos patrimônios do município”, afirmou.
As reuniões do conselho serão realizadas mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, às 15h, e estão abertas para acompanhamento público, reforçando a transparência e o envolvimento comunitário.
A renovação do CONDEPHAT traz novas perspectivas para a proteção do patrimônio histórico e cultural de Franca, contribuindo para que a cidade preserve sua memória enquanto avança em seu desenvolvimento.