Remédio que prolonga a vida de cães idosos é aprovado em testes americanos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 2 de março de 2025 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se tudo correr conforme o esperado, a empresa quer conseguir os requisitos de fabricação e segurança para aprovação até o fim de 2025.

Tutores de cães idosos comemoraram a aprovação dos testes, pela Food and Drug Administration (FDA), de um remédio que promete prolongar a vida dos bichinhos.

Desenvolvido pela Loyal, o LOY-002, que aumenta a longevidade e qualidade de vida dos cães, passou pelo crivo da “Anvisa dos Estados Unidos” esta semana e a empresa pode continuar avançando na pesquisa. Ela recebeu investimento de US$ 22 milhões para viabilizar a chegada da novidade ao mercado.

O medicamento teve diversos testes antes disso. Ele é administrado em comprimidos diários saborizados. A droga age diretamente na redução das complicações do envelhecimento.

Como funciona

O LOY-002 foi desenvolvido para cães com 10 anos ou mais e que pesam mais de 6,3 kg. Ao corrigir as disfunções metabólicas no corpo do animal, o remédio permite que os bichinhos tenham uma vida mais longa e saudável.

Diferentemente de outros tratamentos que apenas focam em combater os sintomas de doenças relacionadas à idade, o LOY atua diretamente nas causas da velhice. Assim, as complicações são prevenidas antes mesmo de aparecerem.

Estudos clínicos

A FDA aceitou os dados da Loyal por uma expectativa razoável de eficácia. Isso significa que o grupo conseguiu comprovar que há um potencial real do fármaco para prolongar a vida dos cães.

Agora, a empresa conduz um estudo para reforçar ainda mais as evidências. O ensaio clínico é o maior da história da veterinária e conta com mais de 1.000 cães de 70 clínicas dos Estados Unidos. Os testes devem continuar pelos próximos anos.

E no mercado?

Segundo o portal Só Notícia Boa, se tudo correr conforme o esperado, a empresa quer conseguir os requisitos de fabricação e segurança para aprovação condicional até o fim de 2025.

Além disso, a Loyal também desenvolve outros medicamentos para prolongar a vida de cães de raças grandes.


+ Animais