Região de Franca tem mais de 35 mil pessoas na fila de espera por cirurgia eletiva

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 9 de agosto de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Será necessário convocar os pacientes para reavaliá-los antes de encaminhar para as cirurgias, mesmo com o objetivo de atualizar a lista

O Secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchtein, veio a Franca nesta terça-feira para tratar sobre o Mutirão de Cirurgias Eletivas, que vai ter a participação do governo estadual.

Ele presidiu uma reunião no Escritório Regional de Saúde, ao lado do diretor Lucas Garcia Mingoni, com a participação de secretários de Saúde dos Municípios da região e de representantes das prefeituras.

Estiveram na reunião os prefeitos Alexandre Ferreira (Franca), Gerson Alves (Itirapuã), Karla Ferracioli (Restinga), Valter Faciroli (São José da Bela Vista) e José Ricardo Mattar (Igarapava).

Gorinchtein falou sobre a iniciativa do Mutirão de Cirurgias em todo o Estado, mas destacou que tem solicitado que as Prefeituras sejam parceiras para que o projeto tenha os resultados almejados.

Segundo o secretário estadual de Saúde, será necessário convocar os pacientes para identificá-los e reavaliá-los antes de encaminhar para as cirurgias, mesmo com o objetivo de atualizar a lista.

Pelos números da Secretaria Estadual de Saúde, na região administrativa de Franca são 35.179 pessoas na lista de espera das cirurgias eletivas.

Ele pediu aos prefeitos e secretários municipais de saúde um inventário do número de pessoas para fazer as cirurgias e assim ter uma dimensão real sobre quais procedimentos são necessários.

O secretário estadual também solicitou que as cidades passem para a Secretaria de Saúde do Estado o real número de pacientes e a estrutura municipal de hospitais e clínicas que podem ser contratadas para fazer os procedimentos.

Por fim, Gorinchteyn destacou a importância de Franca ter o Hospital Regional para melhorar o atendimento de saúde pública. De acordo com suas informações, a licitação será concluída em setembro e a construção deve levar três anos.

Os prefeitos foram participativos e interessados em resolver a questão que aflige os cidadãos de todas as cidades da região administrativa de Franca.


+ Cidades