Redemoinho gigante de poeira impressiona trabalhadores da zona rural de Ituverava

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de setembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Condições climáticas do inverno favorecem formação de espiral alta e densa como a que foi registrada na zona rural de Ituverava

Redemoinhos surgem com frequência próximo às usinas, mas geralmente não tão grande assim.

Um redemoinho de poeira gigante se formou e chamou a atenção de trabalhadores da zona rural de Ituverava na tarde de domingo (12).

Imagens da EPTV Ribeirão mostram que o redemoinho no meio da plantação de cana-de-açúcar era alto e denso, o que impressionou.

Marco Antônio da Luz, que registrou o momento, conta que redemoinhos surgem com frequência próximo à usina onde trabalha, mas nunca tinha visto um tão grande.

Muito rápido

“A hora que ele foi se aproximando deu um certo medo, um certo pavor. Aqui onde trabalho, gravo direto, mas esse de ontem estava muito grande, se aproximou muito rápido”, relata.

Não é a primeira vez, porém, que situação semelhante ocorre durante o inverno na região. No fim de agosto, moradores registraram um outro redemoinho gigante de poeira em Morro Agudo.

Na ocasião, a poeira que tocava o chão em uma área na zona rural também formou uma grande coluna e surpreendeu trabalhadores.

Clima favorece fenômeno

Segundo os meteorologistas, o tempo seco, o calor e os ventos, típicos desta época do ano, são favoráveis à formação da espiral.

As queimadas, segundo os especialistas, também podem favorecer o surgimento, mas não são uma condição necessária.

Apesar do susto, os redemoinhos de poeira não oferecem perigo. Mesmo assim, a orientação é de se manter uma distância segura.


+ Cidades