Receita Federal emite alerta de golpes sobre a venda de produtos com desconto

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 24 de julho de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Receita Federal emitiu um alerta sobre a prática, informando que não realiza este tipo de anúncio na internet.

Até a Receita Federal se tornou alvo de golpes na internet. Criminosos se apropriam do título do órgão e das respectivas alfândegas na tentativa de vender produtos com desconto.

O atrativo para os consumidores desavisados consiste no fato de que, o golpe sobre a venda de supostos produtos em nome da Receita Federal estão com preços bem abaixo daqueles normalmente praticados no mercado.

Em alguns casos, o empenho dos golpistas resulta em anúncios pagos em sites ou redes sociais para atrair e enganar os compradores.

A Receita Federal emitiu um alerta sobre a prática, informando que não realiza este tipo de anúncio na internet. Portanto, os consumidores devem se atentar e pesquisar sobre o vendedor antes de efetivar a compra, pois neste caso, como se trata de uma venda falsa, o pagamento é feito e o produto nunca é recebido.

Golpes envolvendo a Receita Federal 

O golpe sobre a venda de produtos em nome da Receita Federal não é a única investida dos criminosos. Os golpistas mais audaciosos também se passam por servidores do órgão ou empresas de empréstimo financeiro solicitando pagamentos via Pix do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo o portal FDR, a alegação para a vítima é de que o crédito pode ser liberado somente após o pagamento do tributo. As notificações costumam ser enviadas pelos Correios. Entretanto, é importante ressaltar que a Receita Federal jamais fornece dados para recolhimento de tributos através de transferências.

Os contribuintes devem saber que o recolhimento do IOF ou de qualquer outro tributo federal é realizado exclusivamente pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). 


+ Cotidiano