Quer uma sobremesa fácil, que emagrece e ainda aumenta o colágeno? Vá de gelatina!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saborosa, com poucas calorias e variados sabores, a gelatina mata a fome, fortalece a pele e deixa seus cabelos mais bonitos

Gelatina feita com ágar-ágar e frutas

 

Além de ser uma ótima opção de sobremesa, a gelatina pode dar uma forcinha a quem deseja emagrecer sem perder tempo.

Rica em proteínas, essa delícia se transforma em uma espécie de gel quando consumida junto com água, forrando o estômago. Com isso, é possível espantar a fome para bem longe e deixar o corpo saciado por muito mais tempo.

Apesar de ser docinha, ela tem uma grande qualidade: sua versão diet possui pouquíssimas calorias, podendo ser devorada sem culpa alguma.

As variedades de cores e sabores que esse alimento possui também garantem mais diversidade à dieta, podendo ser utilizado como ingrediente de mousses, tortas, espumas e shakes.

E você já sabe: quanto maiores as opções de pratos saborosos no dia a dia, mais fácil e gostoso fica seguir um programa de perda de peso.

Junto com uma única taça de gelatina, você ingere uma boa quantidade de hidroxiprolina, aminoácido que compõe o colágeno. Para quem não sabe, o colágeno é uma proteína superespecial que atua na formação dos ossos e tecidos do corpo.

“Com a produção de colágeno, a pele adquire mais firmeza e consegue se manter hidratada, correndo menos risco de ficar marcada por pequenas rugas”.

“Paralelo a isso, a proteína engrossa unhas e cabelos fragilizados, deixando-os mais fortes”, explica Paula Cabral, nutróloga e dermatologista especializada em Medicina Estética da Clínica Hagla, de Campos (RJ).

Entretanto, a hidroxiprolina só é plenamente absorvida quando o estômago está vazio.

Sendo assim, não é recomendado ingerir nada até uma hora após a ingestão da gelatina, já que essa proteína é muito sensível e necessita de pouco ácido gástrico para sua absorção.

Uma caixa de gelatina costuma conter 2 gramas de hidroxiprolina. Entretanto, especialistas indicam o consumo de 8 gramas diárias dessa substância para mulheres com mais de 30 anos.

Mas para que você não consuma uma quantidade exagerada de gelatina e, com isso, enjoe da dieta, uma boa saída é investir nos suplementos de colágeno.

Dica poderosa

Outra dica é potencializar o efeito firmador do colágeno praticando regularmente uma atividade física.

Isso porque o colágeno também atua na formação de músculos e massa magra, detonando a flacidez. Só que para o resultado ser satisfatório, não adianta torcer o nariz: tem que se exercitar!

Você sabe o que é ágar-ágar?

Feito a partir de algas marinhas, o ágar-ágar ganha a consistência de gelatina quando preparado com água e sucos.

Porém, esse alimento tem algumas vantagens em relação às gelatinas vendidas em supermercados: ele proporciona muito mais saciedade e ajuda na digestão.

Com isso, combate a prisão de ventre e acelera o processo de emagrecimento. O ágar-ágar também diminui os níveis de colesterol, possui praticamente nenhuma caloria e é rico em minerais.

Seu único ponto fraco, porém, é o sabor amarguinho. Por esse motivo, o ideal é prepará-lo com o suco de frutas não ácidas, como pêssego e manga.

Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, vendido em pacotes de 20g (que rende aproximadamente 10 porções).

*Informações Alto Astral


+ Nutrição