QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de maio de 2016 às 10:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aprendi no meu curso de Mentoring e Coaching que a maior virtude de um verdadeiro coach é saber ouvir.

Às vezes precisamos muito falar, abrir o coração, na esperança de que as nuvens negras que nos cobrem o caminho se dissipem. Difícil é encontrar alguém disposto a ouvir sem julgamentos precipitados, sem intervenções do tipo “eu acho que você devia…”.

Ouvir é muito difícil, a gente vai liquidificando as palavras que chegam aos nossos ouvidos e fica louco para emitir a nossa opinião, líquida e certa! Em tempos de redes sociais, nossos avatares ficam doidos de vontade de fazer um comentário na postagem de alguém, seja para concordar, seja para criar uma polêmica sobre o caminho das pedras de cada um.

Escutar muitas vezes não significa entender o que foi dito, muito pelo contrário. Muitos escutam sem ouvir, movem assertivamente a cabeça sem ter entendido uma única palavra e intervém com um comentário absolutamente desconexo e desnecessário.

Claro que não basta ter ouvidos para ouvir. É preciso atitude prestadia, ser solidário com quem precisa esvaziar o coração e não ser julgado, direcionado, convertido, convencido, analisado. Apenas ouça.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero