Quem não pagar a conta de celular poderá ter a internet cortada em 20 dias

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 3 de novembro de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Antes, clientes inadimplentes com a conta de celular tinham a velocidade reduzida caso deixassem de quitar o plano mensal

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) agora autoriza as operadoras de telefonia móvel a cortarem a internet do celular de clientes que ficarem mais de 20 dias sem pagar a conta do serviço.

Além disso, caso o pagamento não seja feito em até 60 dias, o contrato poderá ser rescindido.

De acordo com a nova resolução, o corte completo da internet pode ser realizado nos planos pós-pagos, mas não será acompanhado de qualquer tipo de cobrança por parte da empresa durante o período de 30 dias após o início da suspensão do contrato.

Manter o número

Apesar de não terem acesso à rede pelos dados móveis, os consumidores ainda poderão receber ou mandar mensagens de texto SMS e fazer ligações para contatos de emergência, além de manter o número de telefone e acessar a central de atendimento da operadora.

Segundo o portal Tecmundo, até agora, clientes inadimplentes com a conta de telefonia celular tinham a velocidade reduzida caso deixassem de quitar a mensalidade do plano — e precisavam continuar arcando com o serviço, além de pagar a multa.


+ Economia