Queixas com varizes sobem até 30% durante o verão; entenda porquê

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de janeiro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cirurgião vascular explica quais os fatores de risco e de agravamento das varizes. O maior risco é se manter muito tempo parado

Varizes é uma doença circulatória comum e que costuma incomodar bastante – foto Freepik

 

Inchaços nas pernas, dores intensas e vasinhos que incomodam bastante esteticamente – essas são as principais reclamações de quem sofre com varizes, condição que atinge principalmente os membros inferiores.

Essa é uma doença circulatória comum, que se caracteriza pela dilatação permanente e irreversível das vias superficiais.

A aparência é de veias dilatadas e tortuosas, de coloração azulada ou avermelhada, que surgem ao longo da perna.

Ao contrário do que muitos pensam, essas veias não estão obstruídas, mas dilatadas. Por isso, o sangue flui mais lentamente por esses vasos, explica o Dr. César Amorim, cirurgião vascular e presidente da Associação Bahiana de Medicina Angiologista.

Quem já notou o problema em outras épocas do ano, sofre mais no verão. De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as queixas desses sintomas na perna sobem de 20% a 30% durante a estação.

Por que as varizes pioram no verão?

O médico explica que isso ocorre porque, no verão, há uma vasodilatação maior por conta do calor de nossos vasos e vias. Por isso, o sangue começa a circular mais lentamente.

“Essa circulação mais lenta leva a uma sobrecarga da circulação venosa. Com isso, a drenagem do sangue que volta ao coração é mais lenta, e tende acumular nas extremidades, principalmente nos membros inferiores”, esclarece o médico.

Na grande maioria das vezes, as reclamações sobre varizes se dão sobre os membros inferiores do corpo. Conforme o especialista, isso ocorre porque ficamos muito tempo sentados ou em pé.

“Isso causa uma sensação de inchaço, de edema, de calor e peso na região. Este é um sinal de alerta para a pessoa que sentiu um aumento dos sintomas no verão. Nesses casos, o recomendado é consultar um angiologista ou um cirurgião vascular”, alerta.

Sintomas e evolução do quadro

O quadro de varizes pode ser totalmente assintomático, mas na maioria das vezes o paciente tem uma sensação de edema e inchaço nos membros inferiores, sensação de peso, ardência e queimação.

“Quando não tratamos direito as varizes, com a evolução do quadro isso pode se agravar cada vez mais e levar à formação de feridas, que chamamos de úlceras varicosas”.

“Estas são úlceras que levam meses ou até anos sem cicatrizar. Isso leva também a um problema social em relação ao trabalho dessas pessoas”, aprofunda o médico.

Outro quadro mais grave que as varizes podem levar é a formação de uma trombose venosa, como aponta o especialista.

“A gente deve se preocupar muito em pessoas que têm varizes, principalmente aquelas varizes mais volumosas, quando apresentam o quadro de um edema mais acentuado em um membro único”, alerta.

Causas e prevenção

O fator genético e hereditário é o principal fator de causa para as varizes, juntamente com ação hormonal, aponta o cirurgião vascular.

“Além disso, pacientes do sexo feminino têm uma prevalência maior. A gravidez também pode levar ao surgimento de varizes nos membros inferiores”, acrescenta o médico, que cita ainda outros fatores que podem levar ao surgimento do problema:

– Idade avançada;
– Excesso de peso;
– Sedentarismo e/ou muito tempo sem se movimentar;
– Tabagismo;
– Uso de anticoncepcional ou outras substâncias hormonais;
– Doenças, como trombose venosa (que pode ser causa e também consequência das varizes).

Para prevenir o problema, o médico recomenda, antes de tudo, evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, em uma mesma posição.

É importante andar e se movimentar para estimular a circulação de sangue, principalmente para quem fica muito tempo em pé e sofre a ação da gravidade.

De acordo com o Dr. César, ao caminhar, a musculatura da panturrilha ajuda a aumentar a circulação da região.

É importante também evitar a obesidade, porque o excesso de peso pode, sem dúvida alguma, provocar o surgimento de varizes.

Também é fundamental a prática de atividade física. “Como ela é boa para várias patologias, nesse quadro da patologia varicosa ela é também uma forma de prevenção”, afirma o médico.

Pessoas com varizes ou inchaço nas pernas, que no final do dia sentem um edema nos membros inferiores, devem utilizar meias elásticas.

Antes disso, porém, é preciso passar por um angiologista ou cirurgião vascular para receber orientações sobre o uso adequado.

*Informações Saúde em Dia


+ Saúde