Quase metade dos brasileiros já faz compras de mercado pela Internet, diz estudo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 29 de março de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O mesmo estudo mostra que 52% dos consumidores brasileiros ainda preferem se deslocar até as lojas físicas para compras pessoais

Nova pesquisa sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados realizada pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra que 47% dos entrevistados optam por adquirir bens de consumo no varejo online, enquanto 52% preferem se deslocar até as lojas físicas.

Cerca de 25% dos respondentes afirmam realizar compras de supermercado no varejo digital com frequência diária (5%) ou semanal (18%), sendo a periodicidade mensal (41%) a mais mencionada.

Quando questionados sobre os motivos que os levam a fazer compras de bens de consumo pela internet, o preço e a conveniência surgem como os principais fatores apontados.

O que se compra 

Ao todo, 72% dos consumidores declaram a intenção de aumentar a frequência desse tipo de compra no ambiente online em 2024, enquanto 27% planejam manter o mesmo ritmo do ano passado.

Os produtos de bens de consumo ocupam uma posição semelhante aos eletrônicos entre os mais adquiridos no e-commerce, ficando atrás apenas de roupas e acessórios.

“A pandemia foi o ponto de virada para as pessoas começarem a fazer compras de supermercado no varejo online, que hoje ocupam quase a mesma proporção das lojas físicas tradicionais”, analisa Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid.

“Isso significa que os supermercados que não se adaptarem à nova realidade do consumidor e ter o produto disponível, evitando ruptura, vão acabar perdendo a preferência do público.”

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Sobre a Neogrid

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.

Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo.

Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.  https://www.neogrid.com/


+ Economia