Formula Chopp

Quase 30% dos alunos da rede pública de ensino não fizeram login nas aulas online

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 7 de maio de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um total de 980.817 alunos (29%), quase um terço do total da clientela escolar, não interagiu com o sistema. 

Segundo números da Secretaria de Educação, quase um milhão de alunos não interagiram com as aulas online

Em março, com a implantação da Fase Emergencial na segunda quinzena do mês, o número de alunos da rede estadual que efetuou login nas plataformas de ensino à distância aumentou.

O levantamento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e divulgado por meio do ‘Painel de Gestão de Enfrentamento da COVID-19’.

Com o endurecimento da quarentena e o funcionamento apenas dos serviços essenciais, as aulas presenciais na rede pública foram suspensas na tentativa de frear o avanço do coronavírus e ajudar a diminuir a circulação de pessoas nas ruas.

Movimento de números

Em fevereiro – quando as escolas ainda não haviam sido fechadas – 2.204.389 (64%) estudantes efetuaram o login na plataforma Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).

Já em março houve um salto para 2.415.003 (71%), ou seja, um aumento de 210.614 (7%) novos logins. Um total de 980.817 alunos (29%) não interagiu com o sistema.

A plataforma virtual do programa ‘Ensino à Distância’ é acessível por meio de aplicativo em smartphones e computadores, e também tem seu conteúdo reproduzido pela televisão, nos canais TV Educação e TV Univesp.

Dados

De acordo com os dados constantes no Painel do TCESP e informados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), atualmente, 3.395.820 alunos estão matriculados na rede estadual de ensino.

Além da plataforma CMSP, a Pasta da Educação adotou medidas complementares para subsidiar os alunos com alternativas para a aprendizagem.

Fazem parte das medidas a distribuição de kits de material impresso para os anos iniciais, anos finais e Ensino Médio.

Parcerias

Assim como também a adoção de parcerias com plataformas digitais de ensino e fornecimento de internet patrocinada pelo Governo.

A íntegra dos valores investidos e das informações detalhadas, fornecidos pela SEDUC ao TCESP até 31 de março, pode ser consultada por meio do ‘Painel de Gestão de Enfrentamento da COVID-19’, disponível pelo link https://bit.ly/3e2P56t.

A ferramenta tem como objetivo dar transparência e incentivar o controle social sobre a destinação dos recursos aplicados no combate à pandemia.

Também permite ao cidadão monitorar as receitas e os gastos dos 644 municípios paulistas, exceto a Capital, de seis pastas do Governo Estadual e quatro órgãos estaduais.


+ Educação