Quase 10 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 no mutirão da Prefeitura de Franca

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 19 de junho de 2021 às 18:00
  • Modificado em 19 de junho de 2021 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para a próxima segunda-feira, 21, segundo o cronograma da Prefeitura, continuarão sendo atendidas as pessoas, com 50 anos ou mais,

A organização foi fundamental para conseguir vacinar quase 10 mil pessoas em apenas um dia

O mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado, 19, imunizou 9.231 pessoas, com idade de 50 anos ou mais, com a primeira dose da vacina Astrazeneca, contra a Covid-19.

Foram disponibilizados 15 postos de atendimento, contemplando todas as regiões da cidade, envolvendo mais de 300 servidores e estagiários, que atuaram no período das 07h30 às 13h, em 13 UBS e 2 escolas, o Sesi da Vila Santa Cruz e a Industrial, no centro.

Na Estação, o público foi atendido no Clube do Internacional, que tem cedido o salão para a Prefeitura, possibilitando melhor acolhimento às pessoas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a média de imunizantes distribuída para os postos foi de 600 doses, com destaques para o Sesi da Santa Cruz/ Ângela Rosa, que registrou 780 pessoas imunizadas e a UBS Progresso, com 736 doses aplicadas.

Primeira dose

O prefeito Alexandre Ferreira avaliou como positiva essa ação da Prefeitura, possibilitando que milhares de pessoas, que trabalham durante a semana, pudessem no sábado, receber a primeira dose da vacina tão aguardada por todos.

“Foi uma maneira de facilitar o atendimento para muitas famílias que, devido ao trabalho, não têm tempo hábil para comparecer às unidades e, hoje, de uma forma tranquila, puderam se vacinar. O balanço é positivo”, disse o prefeito.

Ferreira agradeceu a todos os servidores da Saúde, demais secretarias e estagiários que trabalharam durante toda a manhã e início da tarde deste sábado para o atendimento das pessoas.

Também agradeceu a parceria firmada com as Escolas Sesi, Industrial e o Clube do Internacional/Estação, que cederam as suas estruturas para o atendimento do público alvo.

Protocolos

Com a ampliação das faixas etárias pelos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Imunização, o público alvo cresce a cada dia, possibilitando a vacinação com segurança, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

Lucas Souza, secretário de Saúde, disse que o mutirão superou as expectativas.

Embora a procura tenha sido grande, os postos estavam bem estruturados e o reforço de profissionais de outras secretarias da Prefeitura, ajudou muito na organização do fluxo, agilizando o atendimento.

Para a próxima segunda-feira, 21, segundo o cronograma divulgado pelo prefeito Alexandre Ferreira, continuarão sendo atendidas as pessoas, com 50 anos ou mais, que ainda não receberam a vacina, em 9 postos de vacinação disponíveis.

Baixando a idade

Já para terça-feira, 22, começam a ser imunizadas as pessoas com 49 e 48 anos, cuja programação será divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Prefeitura está seguindo o calendário de vacinação estabelecido pelo Governo do Estado, porém, com atendimento diário para cada idade, visando garantir a segurança e os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

“Não deixe de se vacinar. A vacina é fundamental para vencermos o vírus”, destacou o prefeito, solicitando que a população faça o seu cadastro antecipado para agilizar o atendimento.

Vacinas aplicadas

Confira a relação dos postos de atendimento disponíveis neste sábado e a quantidade de doses aplicadas em cada um:

– UBS Aeroporto 1 – 564 doses

– UBS Aeroporto 3 – 454 doses

– UBS Progresso – 736 doses

– UBS Brasilândia – 600 doses

– UBS Paulistano – 611 doses

– UBS Paulista – 637 doses

– UBS Leporace – 591 doses

– UBS Horto – 631 doses

– UBS Luíza – 467 doses

– ESF Paineiras – 538 doses

– UBS Guanabara – 615 doses

– UBS Estação – 693 doses

– UBS São Sebastião – 675 doses

– Escola Sesi da Santa Cruz (com entrada pela Av. Eliza Verzola Gosuen – portão 10)  – 780 doses

– Escola Industrial (com entrada pela rua Campos Salles – portão da quadra) – 639 doses


+ Saúde