Formula Chopp

Quarteto Enredado faz show virtual “Alma Brasileira no Ciberespaço” nesta sexta, 23

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 23 de abril de 2021 às 16:00
  • Modificado em 23 de abril de 2021 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Grupo francano de música instrumental brasileira encerra turnê on-line com apresentações nesta sexta, sábado e domingo

Quarteto Enredado faz as últimas apresentações da turnê virtual de música instrumental neste final de semana

 

O grupo francano de música instrumental brasileira Quarteto Enredado faz as últimas três apresentações de seu show “Alma Brasileira no Ciberespaço” neste fim de semana.

A turnê virtual, que percorre diversos canais e páginas culturais do Facebook, Instagram e YouTube, será encerrada nesta sexta-feira, 23/04 (youtube.com/CasaVivaPiracaia); sábado, 24/04 (facebook.com/curtaespaconulo); e domingo, 25/04, nos canais oficiais do grupo: instagram.com/enredadoquarteto/ e www.youtube.com/channel/UCe7nFw424lv-kDEyLwBCn9A, sempre às 20 horas.

Quarteto Enredado é um grupo de formação inédita, composto por Claryssa Pádua (violão), Ronaldo Sabino (viola caipira), Daniel R. Palermo (guitarra) e Gabriel Terra (contrabaixo acústico), que mistura músicos e instrumentos de origens e formações diferentes, de caráter tanto popular quanto erudito.

“A principal característica do repertório do grupo é explorar essas diferentes possibilidades timbrísticas e estilísticas, através da elaboração de obras autorais e arranjos instrumentais, envolvendo linguagens musicais diversas, desde a música clássica ao choro, jazz, samba, rock, baião, música popular brasileira e universo regional”, diz Gabriel, idealizador do grupo.

O show “Alma Brasileira no Ciberespaço” inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, César Guerra-Peixe, César Camargo Mariano, e faixas autorais de Gabriel e Ronaldo Sabino.

Com direção musical do baixista e produção executiva da Claryssa Pádua Produções Culturais, a apresentação foi gravada no Barracão Skate Club, em Franca (SP).

Segundo a produtora, a ideia do show “no Ciberespaço” é levar a música instrumental brasileira para o maior número de pessoas e ainda conquistar e diversificar o público.

“Por isso, a turnê virtual contempla seis exibições, em várias plataformas da internet, como Facebook, Instagram e YouTube, nas páginas de espaços culturais e teatros em Franca, Campinas e São Paulo, por onde o grupo transita”, diz Claryssa.

“Acreditamos que a alma brasileira, em sua essência, ou seja, a alma de todos nós, no aspecto da produção artística, tem a potencialidade não só de olhar para si, mas para o mundo, assimilando diversos elementos para construir possibilidades novas”, completa Gabriel.

O projeto “Alma Brasileira no Ciberespaço” é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Quarteto

Idealizado por Gabriel Terra, em 2018, o Quarteto Enredado surgiu do ensejo de criar uma experiência musical de pluralidade sonora, fundindo e mesclando a música brasileira e sua sonoridade a outras linguagens musicais.

O show “Alma Brasileira” já foi apresentado em uma mini turnê na cidade de São Paulo, no final de 2019, e contemplado em festivais. Ainda neste ano, o grupo deve gravar e lançar o primeiro disco.

Os músicos

– A violonista Claryssa Pádua é doutoranda em música pela Unicamp, com foco no violão erudito e ampla experiência na música de câmara.

– Ronaldo Sabino é um notório músico mineiro, um dos mais importantes da região de Franca, especialista em música caipira e tradicional.

– O guitarrista Daniel R. Palermo é um músico especialista em produção e gravação musical, com formação dentro das escolas do jazz e do rock.

– O contrabaixista Gabriel Terra, idealizador do grupo, é um músico, compositor e arranjador formado dentro da escola da música erudita e do jazz.

SERVIÇO

Show ‘Alma Brasileira no Ciberespaço’ – Quarteto Enredado

Programação

Horário: sempre às 20h
Sexta-feira (23/04) – YouTube da Casa Viva Piracaia (São Paulo): youtube.com/CasaVivaPiracaia
Sábado (24/04) – Facebook do Espaço Nulo (Franca): facebook.com/curtaespaconulo
Domingo (25/04) – YouTube do Quarteto Enredado: www.youtube.com/channel/UCe7nFw424lv-kDEyLwBCn9A e Instagram instagram.com/enredadoquarteto/


+ Música