Quanto tempo é preciso esperar para dirigir depois de beber? Entenda o cálculo

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de maio de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O efeito do álcool em cada motorista depende de muitos fatores, como o gênero, a idade, a quantidade e o tipo de bebida ingerida.

Com o número de acidentes fatais envolvendo motoristas alcoolizados está cada vez maior, a Espanha está adotando uma regulamentação de direção no trânsito menos permissiva sobre dirigir após o consumo de álcool.

Dados do órgão espanhol que monitora o trânsito revelam que, entre 2018 e 2022, o número de mortos em acidentes de carro em que o condutor consumiu bebida alcoólica aumentou 38%. Por isso, a regra sobre o limite de álcool permitido de álcool ingerido antes de dirigir se tornará mais rígida por lá.

Atualmente, o limite é de 0,5 gramas de álcool por litro de sangue e 0,25 miligramas por litro de ar expirado, e será reduzido para 0,2 e 0,1, respectivamente – que na prática significaria que não se poderia beber nada antes de dirigir.

Limites na legislação brasileira

O limite de álcool no bafômetro, para fins de infração de trânsito, é de 0,05 mg/L de ar expirado. Se o resultado for igual ou superior a 0,05 mg/L, o condutor será penalizado com multa e suspensão da CNH. Além disso, se o resultado for igual ou superior a 0,34 mg/L, o condutor pode ser enquadrado em crime de trânsito.

Detalhes importantes:

Margem de erro:

A legislação brasileira considera uma margem de erro de 0,04 mg/L no bafômetro. Ou seja, se o resultado estiver abaixo de 0,04 mg/L, não há infração.

Crime de trânsito:

A partir de 0,34 mg/L de álcool no ar expirado, a conduta configura crime de trânsito, com penalidades mais severas, como detenção e outras punições.

Recusa:

A recusa em realizar o teste do bafômetro também é considerada infração, com as mesmas penalidades de quem é pego dirigindo sob efeito do álcool.

Tolerância zero:

No Brasil, a política de tolerância zero para álcool ao volante significa que qualquer concentração de álcool no organismo pode ser motivo de penalização, com exceção da margem de erro do aparelho.

Os efeitos do álcool

Apenas cinco minutos após ser consumido, o álcool começa a fazer efeito no corpo, atingindo seu pico de influência entre 60 a 90 minutos.

Testar positivo no bafômetro é um risco, porém, colocar a segurança e a vida de outros pessoas em risco é ainda pior. Por isso, não é nada aconselhável dirigir logo após tomar um drinque, um vermute ou algumas cervejas.

Quando esse efeito diminui?

Há muitas histórias e mitos sobre quanto tempo se deve esperar para voltar a um estado de sobriedade, assim como diversos truques ineficazes para acelerar esse processo.

Uma vez que a pessoa para de beber, o ritmo com que o corpo elimina o álcool é de cerca de 0,02 gramas por hora. Isso significa que uma cerveja “desaparece” do corpo em aproximadamente dez horas.

O efeito do álcool em cada motorista depende de muitos fatores, como o gênero, a idade, a quantidade e o tipo de bebida ingerida.

Geralmente, o tempo que o álcool leva para sair do corpo e não ser detectado no bafômetro varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, pode levar de 3 horas até 24 horas após o consumo.

A quantidade de álcool consumida, o metabolismo individual, o peso, o sexo (mulheres metabolizam mais lentamente) e a presença de alimentos no estômago também influenciam esse tempo.

Segundo o portal Diário do Litoral, mesmo assim, para eliminar completamente o álcool do organismo, talvez seja necessário esperar até um dia inteiro para garantir que o resultado no bafômetro seja 0,0.


+ Trânsito