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Qual é seu perfil no home office: puxa-saco, braço curto ou proativo? Descubra aqui!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de março de 2021 às 08:00
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Com o trabalho à distância, algumas características podem se destacar nas reuniões online ou nos grupos formados pelas equipes para troca de informações

Com o home office, alguns perfis de profissionais acabam se destacando, às vezes, negativamente

 

Com a modalidade de trabalho à distância, alguns perfis de profissionais podem se destacar nas reuniões online ou nos grupos formados pelas equipes para troca de informações.

Isso porque a comunicação é online e é compartilhada geralmente por toda a equipe para melhorar o processo de produção.

De acordo com Roberto Recinella, especialista em gestão do capital humano e neurocomportamento, os profissionais podem notar como as pessoas são realmente no trabalho online, observando características que não percebiam no trabalho presencial e que passaram a se sobressair agora.

“Caso você se identifique com alguns perfis, cuidado, pois pode estar colocando sua carreira em risco. Sugiro que pergunte aos seus colegas se você se encaixa de alguma forma neles”, diz.

Veja abaixo perfis de profissionais que podem ser identificados no home office, de acordo com Recinella:

O bajulador

Esse perfil costuma repetir e compartilhar frases e pensamentos do chefe, não perde a chance de elogiá-lo e expõe seus colegas para chamar a atenção.

Mas, no home office, as pessoas estão sendo mais valorizadas pela qualidade do seu trabalho e resultados do que pela competência em bajular.

O braço curto

Esse perfil não gosta de trabalhar – deixa para as outras pessoas assumirem as responsabilidades e quase não participa ativamente das discussões virtuais da equipe.

Sempre ignora as cobranças, dando desculpas como não recebeu as informações necessárias, não compreendeu a tarefa ou que a conexão estava ruim e recebeu as mensagens muito tempo depois.

O sem noção

Fala demais, tem opinião sobre tudo e todos e acaba ultrapassando os limites da ‘netiqueta’ (etiqueta na internet).

Além de falar de coisas nas quais ninguém está interessado, fica mandando links que encontra em redes sociais para os grupos de trabalho que não têm nenhuma ligação com as atividades da equipe.

O que nunca perde a piada

O bom humor é essencial na vida e ter alguém para descontrair um pouco o ambiente de trabalho sempre é bem-vindo, mas quando a pessoa faz isso o tempo todo é complicado.

Muitas pessoas fazem isso como forma de distração para escapar de assuntos ou tarefas que são realmente importantes.

Apesar de o home office permitir uma certa jovialidade, não devemos esquecer que ainda estamos num ambiente de trabalho.

O dramático ou reclamão

Tudo para ele sempre é mais difícil. Na maioria das vezes, fica desabafando sobre uma coisa que somente acontece com ele ou que apenas ele está percebendo, drenando a energia da equipe.

Tem sempre uma história sobre como alguma coisa não deu certo. Pessoas desmotivadas geralmente têm mais dificuldade de cooperar com os outros, semeando uma atitude desagregadora na equipe e na empresa.

O exibido

Todo mundo tem experiências e conhecimentos diferentes, mas este perfil de profissional faz questão de falar em todas as reuniões tudo o que já vivenciou ou que sabe fazer.

Ou, ainda, emite opinião ou mostra que tem uma ideia a acrescentar em cima do que seus colegas estão fazendo. Um dica: apenas dê conselhos ou opiniões quando for solicitado.

O proativo

Está sempre atualizado, não tem medo de errar, geralmente está um passo à frente, antecipa as necessidades, resolve problemas e conflitos.

Consegue administrar bem seu tempo para não ter retrabalhos. Mas às vezes “o tiro sai pela culatra”, causando grande estrago nos resultados.

O retraído

É aquele profissional que “entra mudo e sai calado”. Às vezes a equipe até esquece que ele está participando da reunião, pois nem a câmera ele quer usar devido à preocupação com a opinião dos outros e com o julgamento negativo.

Como as reuniões virtuais e grupos permitiram que mais pessoas se conectassem, este profissional prefere se esconder, pois escolhe conversar com quem já conhece e confia na vida real.

O atrapalhado

Sempre preparado, tem diversos dados, arquivos e ideias para apresentar, usa ferramentas diferentes de trabalho, dificultando que os demais consigam acompanhá-lo, acelera tanto as reuniões que algumas pessoas se perdem.

A produtividade se tornou pré-requisito para o home office, mas, como no caso do proativo, o excesso pode atrapalhar a equipe e os resultados esperados.

Só conversa e não trabalha

As trocas de ideias são necessárias no ambiente de trabalho, mas não podemos deixar as obrigações de lado para apenas conversar.

Além disso, pessoas que falam demais acabam gerando desconforto e perda de foco da equipe. Para se proteger, diga que está ocupado ou que falarão sobre isso depois.

O fofoqueiro

A fofoca é inevitável no ambiente de trabalho, e quanto maior a quantidade de colaboradores, mais ela se propaga. Imagine isso no ambiente virtual, onde todo mundo fala com todo mundo.

Todos sabemos que as conversas paralelas afetam negativamente o trabalho da equipe, mas no ambiente virtual isso se agrava muito, pois as pessoas passam a se comunicar paralelamente sem que ninguém perceba, desviando a atenção do tema principal.

O cagueta ou dedo duro

Apesar de ser odiado pela maioria das pessoas, saiba que dois em cada três colaboradores são caguetas, ou seja, contam tudo para os outros – então cuidado com eles.

O famoso dedo duro se incomoda com o triunfo alheio, por isso aponta os defeitos dos outros para tentar levar vantagem. Mas este comportamento irrita seus colegas e muitas vezes desperdiça o tempo do chefe com informações insignificantes.

O paranoico

Acha que tudo que é falado em reuniões ou nos grupos de trabalho é relacionado a ele. Entende tudo como indiretas relacionadas ao seu desempenho e se preocupa em dar satisfação de tudo que está fazendo.

Esse profissional é inseguro e passa essa insegurança para a equipe, podendo irritar colegas e chefia.

*Informações G1


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