Público prestigia abertura da exposição de artistas que pintam com a boca e os pés

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 21:00
  • Modificado em 16 de janeiro de 2023 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os artistas participantes deram uma demonstração de como produzem suas obras, fazendo pinturas com a boca no recinto da exposição

Diogo Silva, Goret Chagas, José Henrique Breda e Ivana Bandeira expõem suas obras na Pinacoteca Municipal.

Um público de apreciadores de arte prestigiou a abertura da exposição “Arte com a Boca, Pés e Coração”, na tarde de segunda-feira (16), na Casa da Cultura de Franca.

O evento expõe a arte de artistas que pintam com a boca e com os pés. Participam da exposição Goret Chagas, José Henrique Breda, Diogo Silva e Ivana Bandeira.

A mostra inicia as atividades de 2023 da Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, sediada no segundo andar da Casa da Cultura e do Artista Francano, na praça Carlos Pacheco.

Segundo a Fundação de Esportes, Arte e Cultura, o evento fica aberto à visitação do público até o dia 03 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Paulo Nazar e Bruno Faria, da FEAC, junto aos artistas que expõem suas obras na Pinacoteca Municipal

Abertura

Na abertura da Exposição, Bruno Faria, da FEAC, disse da importância do evento dessa natureza em Franca, que conta com artistas de talento que podem mostrar suas obras em qualquer canto do mundo.

Paulo Nazar, também da FEAC, destacou o caráter inclusivo da mostra, mencionando sua experiência particular para valorizar o trabalho dos quatro expositores.

Goret Chagas, que integra a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, tendo participado de exposição na França, Portugal e outros países, destacou a alegria de mostrar seus trabalhos ao público francano.

Na sua fala, ela mencionou a dedicação e o talento de outros artistas que vêm aumentando a produção de telas, superando as dificuldades, manifestando a satisfação de tê-los na exposição, o que engrandece ainda mais o evento.

Durante a cerimônia de abertura os artistas participantes deram uma demonstração de como produzem suas obras, fazendo pinturas com a boca no próprio recinto da exposição. Goret Chagas se distinguiu ao fazer uma pintura com os pés.

Os artistas em exposição

Maria Goret Chagas

Nascida em: 26/07/1951
Vive em: Franca – SP
Estilo de pintura: com a boca e o pé
Técnica: acrílica e aquarela

Nasceu com o dom da pintura – desde criança já pintava com o pé e a boca. Possui licenciatura em Letras e Educação Artística e ingressou na Associação como bolsista, mas hoje é Membro Associada.

Possui várias reproduções de suas telas espalhadas por mais de 70 países. Suas telas já foram expostas em diversas galerias e museus no Brasil e em vários outros países, como por exemplo, no Museu du Louvre em Paris.

José Henrique Taveira Breda

Nascido em: 27/10/1960
Vive em: Franca – SP
Estilo de pintura: com a boca
Técnica: acrílica

Nascido em 27/10/1960, em Franca, SP. Com os braços e as pernas paralisados desde o nascimento, aprendeu a pintura com a professora Maria Goret Chagas (pintora com a boca e os pés da associação), pinta com a boca aquarela e acrílica e é aluno da professora Sandra Freitas.

Ivana Bandeira

Nascida em: 04/01/1988
Vive em: Ribeirão Preto – SP
Estilo de pintura: Com a boca
Técnica: óleo / aquarela

Aos 2 anos de idade, seus pais perceberam nela sintomas de uma neuropatia, pois Ivana caía muito e também deixava as coisas que pegava caírem no chão. Aos poucos ela foi perdendo o movimento dos membros superiores e inferiores, e isso a levou a utilizar a boca para realizar suas atividades.

Ao frequentar um hospital de reabilitação, conheceu ali o trabalho de um dos nossos artistas que pintava com a boca, e isso a incentivou a ingressar no mundo da arte. Além de artista, Ivana é bacharel em Matemática, tem mestrado em Geometria Diferencial e doutorado em Computação Gráfica. Além disso estudou Inglês, Japonês e Francês.

Diogo Alexandre Silva

Nascido(a) em: 05/04/2012
Vive em: Restinga – SP
Estilo de pintura: Com a boca
Técnica: Acrílica

Com problemas de saúde desde seu nascimento e ficando internado por longos períodos na UTI, foi na AACD que foi diagnosticado com a Artogripose (má formação das articulações). Diogo começou então a fazer fisioterapia em uma instituição em Franca, onde lhe falaram a respeito de uma artista da cidade, Goret Chagas, que pintava com a boca e o pé.

Ele ficou muito encantado com as habilidades e as obras da artista. Com uma grande incentivo de Goret e de sua família, Diogo, com sua determinação, passou a desenvolver a pintura com a boca, mostrando um grande talento. Além de pintar, gosta muito de estudar e ama futebol e empinar pipa.


+ Artes