Projeto que incentiva uso de carros elétricos em Franca está próximo de ser aprovado

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de abril de 2022 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores vão avaliar a matéria, provavelmente, nesta terça-feira; ação com foco na sustentabilidade

 

Vereadores vão avaliar a matéria, provavelmente, nesta terça-feira; ação com foco na sustentabilidade

Será avaliado pelas comissões de mérito e provavelmente irá a votação projeto de lei que prevê a instalação obrigatória de dispositivo de recarga destinado a veículos elétricos em Franca.

O projeto tem como locais a instalarem os dispositivos as garagens de condomínios residenciais e comerciais novos da cidade. Os já existentes ficam de fora da exigência.

Os autores justificam que a medida é extremamente necessária, considerando que a demanda por veículos elétricos e híbridos está em ascensão no país.

Embora em números totais a frota de carros elétricos ainda seja pequena, perto do total de veículos em circulação, a tendência é de crescimento.

“A propositura está em consonância com as demandas de sustentabilidade e soluções para o futuro. Sem prejuízo, considerando que o mercado automobilístico é um dos que mais têm agido para criar soluções sustentáveis para o futuro”, justificam os autores do projeto de lei, Daniel Bassi, Donizete da Farmácia, Carlinho Petrópolis e Marcelo Tidy.

Tendência de mercado

Atualmente, uma das principais tendências é o desenvolvimento de carros elétricos, que podem utilizar baterias carregadas por rede elétrica, células de combustíveis alimentadas por hidrogênio ou até mesmo o etanol.

O projeto ainda aponta que, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (ANFAVEA), a venda de veículos híbridos e elétricos em 2020 cresceu 66% em comparação ao ano anterior. “Os números são animadores, e há muito potencial para que aumentem ainda mais”, dizem os autores.

Segundo eles, a instalação de dispositivo de recarga destinado aos veículos elétricos é viável e factível, pois já existem no mercado empresas especializadas que promovem a instalação de solução de sistema de recarga ou perfazem a locação desse tipo de equipamento, possibilitando a recarga em determinado tempo e com medição individualizada da energia consumida pelo condômino, conforme as normas da ABNT.


+ Política