Projeto Gima celebra os 100 anos do rádio no Brasil e na região de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de maio de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento acontece entre os dias 8 e 12 de junho, na Igrejinha Caititu, situada entre os municípios de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente, próximo a Franca

Gima acontece entre os dias 8 e 12 de junho

 

Foi durante a Exposição do I Centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, que o então presidente da República, Epitácio Pessoa, falou por meio de alto-falantes em uma emissora de rádio montada no Alto do Corcovado, dando, assim, início às transmissões oficiais radiofônicas no Brasil.

E, em menos de um ano depois, Roquette Pinto e Henrique Morize – ambos membros da Academia Brasileira de Ciências – inauguraram a primeira estação Estácio de Rádio no Brasil: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, um importante agente educativo e de transformação da sociedade brasileira.

Pioneiras da região 

A Rádio Clube de Ribeirão Preto (PRA-7) é considerada a primeira emissora de rádio a ser instalada no interior paulista em 1924. Nessa época, a cidade vivia um período de desenvolvimento provocado pelo café.

Já em Franca, em 1925, foi fundada a Rádio Clube Hertz. A Rádio Hertz é considerada pelos historiadores como a segunda mais antiga do Estado de São Paulo. Teve como primeiro prefixo PRA-Z, e depois, por convenções internacionais, PRB-5.

Atualmente, o rádio está tão integrado em nossas vidas que é quase impossível imaginar o cotidiano das pessoas sem ele.

Com o avanço da tecnologia, o rádio também se reinventou em novas plataformas e conteúdos para acompanhar o estilo de vida, necessidades e a realidade de seus ouvintes.

Mas nas décadas de 30, 40 e 50, o rádio era considerado um aparelho de luxo, da alta sociedade. Tinha até gente que colocava terno para ouvir as notícias. Não é mentira, não! Quem conta esta história é o ator Lima Duarte, que iniciou sua carreira artística no rádio.

“Meu pai lavava as mãos e punha um paletó para ouvir rádio! Ele punha o rádio bem baixinho pro povinho não ouvir”.

“A casa era muito pobre, janela muito baixa, o povinho juntava tudo na janela pra ficar escutando meu pai ouvindo rádio. O diabo mais louco que eu já vi na minha vida! Então me lembrei do meu pai ouvindo rádio e o povinho assistindo. Então eu falei, eu quero trabalhar no rádio. Comecei quando tinha meus 15, 16 anos. Eu tenho isso na carteira profissional, viu!”

Ator Lima Duarte começou a trabalho em rádio aos 15 anos e conta muitas histórias sobre o pai

GIMA 

São tantas histórias que a gente até se perde! E parte desta magia do rádio será vivenciada por vários alunos que irão participar da 13ª GIMA (Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente), que traz como tema principal a “História do rádio na Alta Mogiana”.

O evento acontece entre os dias 8 e 12 de junho, na Igrejinha Caititu, situada entre os municípios de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente, próximo a Franca.

Este ano, participarão alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais das regiões de Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente.

De acordo com as idealizadoras do projeto, Flávia Lancha, empresária, e Lucileida Castro, professora, a expectativa é receber em torno de 4.200 pessoas (entre alunos de escolas municipais, corpo docente, pais e moradores da região) durante os quatro dias.

“Tivemos a dádiva de comemorarmos, em 2022, os 100 anos de rádio no Brasil. E nosso objetivo é mostrar para as crianças, principalmente, a importância que o rádio teve e tem em nossa comunidade. Muitos nem conhecem aparelhos de rádio, porque a maioria já nasceu com o celular na mão”, ressalta Lucileida.

 


+ Cotidiano