Procurando emprego? Itália tem vagas e recruta descendentes de italianos do Brasil

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de setembro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade, com cerca de 4 mil habitantes, fica na região da Calábria, sul da Itália, e oferece a possibilidade de revalidação do diploma universitário

Maida, na Itália: cidade no sul do país está procurando descendentes de italianos do Brasil.

O município de Maida, localizado na região da Calábria, no sul da Itália, está recrutando descendentes de italianos em todo o mundo.

A iniciativa da Associazione Unione Italo Discendenti nel Mondo, em colaboração com a Casa Calabria e o próprio município de Maida, inclui benefícios como o auxílio na busca por emprego e estadia, além da possibilidade de revalidação do diploma universitário.

A cidade, que possui pouco mais de 4.000 habitantes, está situada sob uma famosa colina na região da Calábria, que ficou conhecida por uma batalha entre a França e a Inglaterra no início do século 19.

“A Itália precisa de seus descendentes italianos que estão espalhados pelo mundo. A Itália é considerada um país envelhecido e depois da pandemia tudo mudou e se aprofundou”, Andrea Pacia, presidente da associação dos ítalo-descendentes, em entrevista à agência de notícias Ansa.

42 milhões de descendentes italianos no Brasil

Segundo ele, “é preciso criar as condições para o retorno: temos 21 milhões de descendentes de italianos na Argentina, 42 milhões no Brasil, podemos praticamente rejuvenescer a Itália quando quisermos”, afirmou

Segundo Andrea, a ideia do projeto é repovoar cidades e pequenos municípios com descendentes de italianos que vivam em áreas de crise na América Central e do Sul, e em locais que o desenvolvimento seja considerado “inferior” ao da Itália.

De acordo com a agência a Ansa, em matéria publicada pela revista Exame, entre 1998 e 2006, 600.000 certificados de cidadania italiana foram concedidos por descendência. Deles, 40% foram na Argentina, 20% no Brasil e, na Europa – França (54%) e Suíça (25%).

As instituições traçaram o objetivo de criar condições para que os descendentes de italianos retornem e permaneçam na Itália.

Começa este mês

O projeto terá início em setembro e serão selecionados cerca de 15 candidatos que escreverem para a UID (pelo email [email protected]) e que terão acesso a uma estadia de seis meses no município de Maida e poderão fazer cursos de italiano.

Além disso, a Universidade da Calábria será responsável pela revalidação dos diplomas dos participantes.

Segundo Andrea, serão oferecidos trabalho no setor de agricultura – como colheita de azeitona, uva, entre outros – ou até mesmo nas diferentes áreas do turismo.


+ Trabalho