Procon-SP pede que ANS fiscalize planos de saúde e hospitais que atuam juntos

  • Robson Leite
  • Publicado em 26 de outubro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Pode haver um conflito de interesses em operadoras que possuem hospitais, por isso queremos provocar uma regulação da ANS”, diz Capez.

O Procon-SP enviou ofício ao diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, pedindo que a instituição fiscalize as operadoras e hospitais que usam o modelo verticalizado.

Os planos de saúde verticalizados — aqueles em que a mesma empresa tem sua própria rede de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, assistência domiciliar, centros de reabilitação, entre outros — têm crescido nos últimos anos e a agência reguladora deve garantir os interesses dos consumidores.

Para o Procon-SP, é papel da ANS atuar fiscalizando, inclusive, os hospitais que integram a estrutura desses planos.

“É necessário fiscalizar se o modelo não resulta em prejuízo ao consumidor, uma vez que quanto menos o hospital gastar, sacrificando a qualidade do atendimento, melhor para a operadora, que reduz os seus custos”, afirma Fernando Capez, diretor do Procon-SP.

Independência

A verticalização estimula os planos de saúde a restringirem os serviços médicos ao quadro clínico da empresa, limitando os serviços contratados pelo consumidor, e pode comprometer a independência técnica do profissional da saúde.

O próprio Tribunal de Contas da União, em suas auditorias, já apontou falta de transparência por parte das operadoras.

O modelo também afeta a competitividade e provoca concentração de mercado, reduz a qualidade do serviço e aumenta os custos em prejuízo do consumidor.

“Pode haver um conflito de interesses em operadoras que possuem hospitais, por isso queremos provocar uma regulação da ANS com relação à verticalização do setor”, explica Capez.


+ Justiça