Consumidores: Procon orienta para os cuidados na Black Friday em 2020

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de novembro de 2020 às 16:39
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 08:10
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Consumidor deve observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca

​O Procon de São Paulo orienta os consumidores que estão esperando para comprar na Black Friday.

Além de solicitar a nota, deve também verificar as condições dos produtos e os preços.

O Procon-SP convocou nessa semana os principais fornecedores que participarão da Black Friday, evento que acontece no próximo dia 27 em que diversos estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções para se evitar problemas com os consumidores. 

O diretor-executivo do Procon-SP Fernando Capez, explicou que em função da pandemia é importante que a promoção não aconteça apenas na sexta-feira, mas ao longo da semana para que o consumidor interessado em participar tenha tempo e não se aglomere nas lojas.

Entre as principais reclamações estão: produto ou serviço indisponível, com 343 casos (14,53%); pedido cancelado após finalização da compra, com 302 (12,80%); maquiagem de desconto, com 220 (9,32%); mudança de preço ao finalizar a compra, com 216 (9,15%); produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado, com 190 (8,05%); site intermitente, congestionado ou página bloqueada, com 61 (2,58%); pagamento com boleto bancário ou débito em conta indisponível, com 34 (1,44%).

Dicas para comprar na Black Friday

Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.

Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.


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