Prefeitura de Franca sobe em Índice de Efetividade de Gestão Municipal do TCE

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 6 de novembro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O IEG-M (Índice de Efetividade de Gestão Municipal) mede a eficiência de 644 prefeituras paulistas, com foco em infraestrutura e processos

Índice de Efetividade de Gestão Municipal mede a eficiência de 644 prefeituras do estado de São Paulo

 

Franca é considerada uma cidade muito efetiva, quando o assunto é gestão pública.

É o que considera o TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo que, em relatório de fiscalização enviado nesta semana, trouxe os IEG-M (Índices de Efetividade de Gestão Municipal), predominantemente, com nota B e B+ (efetiva, entre 60% e 74,9% de referência e muito efetiva, entre 75% e 89,9%).

O IEG-M (Índice de Efetividade de Gestão Municipal) mede a eficiência de 644 prefeituras paulistas, com foco em infraestrutura e processos.

Também avalia a eficiência das políticas públicas, em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Franca aumentou os índices em todos os segmentos, com destaque para saúde, meio ambiente, gestão fiscal, governança em TI e na classificação geral.

Antes, em 2019, todas as áreas eram C e C+, ou seja, baixo nível de adequação e em fase de adequação, respectivamente.

Para Petersson Faciroli, secretário de Administração e Recursos Humanos, esta avaliação é fundamental. “São indicadores para que a administração possa se nortear a respeito das políticas públicas implantadas”, disse.


+ Cotidiano