Prefeitura de Franca renova convênio para tratamento de dependência química

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de abril de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Saúde de Franca renovou o convênio com comunidades terapêuticas da cidade para o acolhimento de pacientes

CAPS AD, em Franca, é administrado pela Fundação Allan Kardec

 

A Secretaria de Saúde de Franca renovou o convênio com comunidades terapêuticas da cidade para o acolhimento de pacientes, que necessitam de tratamento para dependência de álcool e drogas.

A parceria foi estendida por um período de um ano, com as entidades Associação Núcleo de Apoio e Recuperação da Vida (NAREV), Desafio Cristão Nova Vida (DCNOVI) e Associação Mão Amiga Recanto da Janaína.

A renovação do convênio vai possibilitar o atendimento de 50 pacientes do sexo masculino, nas três unidades, com investimentos superiores a meio milhão de reais.

Atendimento

O encaminhamento do paciente para o acolhimento nas unidades é dado pelo médico psiquiatra, após passar por tratamento no CAPS AD III Renascer (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), e for constatada a necessidade de um tratamento mais especializado, mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

O CAPS AD, é administrado pela Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK), por meio de convênio.

O local conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, farmacêuticos, monitores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, dentre outros e tem funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

O tratamento conta com atendimento psicoterápico e consultas individuais ou em grupos, participação em oficinas, orientações e outras ações específicas para cada paciente.

O CAPS AD III Renascer também conta com 8 leitos disponíveis para o acolhimento por até uma semana, no máximo, dos usuários, após avaliação da equipe, respeitando a vontade do paciente, visando a reestruturação do indivíduo, melhora no quadro de saúde, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e reinserção na sociedade.

O paciente que necessita ser encaminhado para o acolhimento nas comunidades terapêuticas conta com um Projeto Terapêutico Singular, com os atendimentos e atividades voltadas para as suas necessidades, visando sua recuperação.

Somadas ao tratamento são oferecidas 35 atividades e oficinas de saúde, educativas, esportivas, artesanato, culinária e até educação financeira. O tratamento tem duração de seis meses.

O CAPS AD III Renascer fica na rua Cavalheiro Petráglia, 82, na Vila Santos Dumont, próximo a UBS da Estação.


+ Saúde