Prefeitura de Franca prepara Semana de Valorização da Pessoa Idosa

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 19 de setembro de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A programação, com palestras de especialistas e apresentações culturais, começa dia 25 e seguirá até o dia 29 de setembro

Dia 1º de outubro é celebrado o Dia Mundial da Pessoa Idosa

 

Com uma população idosa acima 36,3 mil pessoas, com 60 anos ou mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Franca realiza a partir do próximo dia 25, a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, com o tema ‘EnvelheSER: Orgulho de quem Sou”.

O evento será coordenado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi), com o apoio da Secretaria de Ação Social.

A programação, com palestras de especialistas e apresentações culturais, seguirá até o dia 29, sendo que o dia 1º de outubro é comemorado O Dia Mundial da Pessoa Idosa.

A participação é gratuita e aberta as comunidades envolvidas com todos os Centros de Convivência de Idosos da cidade e demais pessoas da cidade, independente de vínculos com essas instituições.

A abertura solene está programada para às 14 horas, do dia 25, no plenário da Câmara Municipal, com apresentações artísticas dos Corais CCI VOSF, Alegria de Viver e da Folia de Reis do CCI Lions (Jardim Redentor).

Na mesma oportunidade, serão homenageados também personalidades locais com a entrega do ‘Prêmio Valores da Maturidade-2023′, por suas atuações em defesa ou atendimento da causa da pessoa idosa.

Entre os homenageados estão Elenir Rodrigues Cintra Malta, de 66 anos, Neuza Marin Barbosa Bícego, 62 e Antônio Geron, um dos ícones do vôlei adaptado de Franca que, com seus 93 anos, segue participando do esporte na cidade.

Outras atividades

A programação contempla para o dia 26, no horário entre 8h e 11h30, a palestra com a geriatra Juliana Faleiros do Nascimento sobre ‘Riscos e Prevenção de Quedas’, no teatro da Fundação Judas Iscariotes, seguida de apresentação cultural da Oficina de Memória do Ambulatório de Geriatria ‘Estação de Trem’.

A partir das 13h30, haverá o momento Intergeracional com alunos do CEDE (Escola Estadual David Ewbank) e Dança Circular com o CCI Lions e Sebastiana Barbosa, na Estação, na própria escola (rua Alberto de Azevedo, 1279).

Ouras atividades estarão ocorrendo com Canto Coral, Danças Circular e Inclusiva no CCI Avelina, localizado no Jardim Aeroporto 3, das 13h30 às 16h.

Na quarta-feira, 27, tem ações a partir das 8h, no CCI Lions e à tarde, no Centro Dia Inês Mendonça, respectivamente, no Centro e no Jardim Luíza, Região Norte.

Dia 27, quarta-feira, haverá a partir das 8h, ‘Manhã do Bem-Estar’ com orientações sobre saúde, no CCI Lions, no Jardim Redentor.

Entre os serviços gratuitos constam corte de cabelo, aplicação de Reiki, massagens, aferição de pressão arterial e glicemia, Barras de Access, palestra sobre benefícios previdenciários e aula de Zumba do CCI Alegria de Viver.

Também haverá orientações sobre direitos dos idosos, com alunos do Centro Jurídico Social da Unesp. À tarde, a programação segue no Centro de Convivência Ignês Mendonça (Av Abrahão Brickman, 2361, Jardim Luíza).

Para quinta-feira, 28, as atividades começarão com uma ‘Caminhada’ no entorno da praça central da cidade, com prestação de serviços de saúde móvel pela Clínica Vivre e a partir das 12h30, no Residencial Sênior Clínica (rua Dr. Luiz Coelho, 2388, Vila Aparecida), haverá o ‘Forró Inclusivo’, com dança e muita música.

Fechando a programação da Semana, na sexta-feira, haverá apresentação da Orquestra de Viola do CCI Lions (Redentor), no período da manhã, bem como reunião ordinária do Conselho da Pessoa Idosa, na sede da Secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1750).

No período da tarde, a partir das 14h, terá o tradicional Baile da Amizade do CCI e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do Centro e Região Leste, preparado pela Fundação Judas Iscariotes, com o tema ‘Havaiano’.

O local escolhido para esta confraternização é o Green Hall, na Rodovia Rio Negro e Solimões, próximo a Morada do Verde.


+ Ação Social