Prefeito Alexandre Ferreira anuncia ações de amparo aos moradores de rua de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de setembro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitura de Franca anunciou o Programa Dignidade, que tem como objetivo amparar as pessoas em situação de rua espalhadas pela cidade

alexandre ferreira coletiva imprensa 1

Prefeito Alexandre Ferreira fez anúncio de medidas de amparo aos moradores de rua de Franca

 

A Prefeitura de Franca anunciou o Programa Dignidade, que tem como objetivo amparar as pessoas em situação de rua espalhadas pela cidade.

O prefeito Alexandre Ferreira, durante transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura, no Facebook, explicou que em 2016 quando deixou a Prefeitura, havia o registro de 255 pessoas em situação de rua. Quatro anos depois, ao retornar, esse quadro dobrou, chegando a 514.

Uma das ações anunciadas pelo prefeito é um projeto já em andamento e que oferece moradia às pessoas que vivem nessas condições.

Com o Programa Dignidade, ao ser beneficiada com o benefício, a pessoa passa a ser acompanhada por uma equipe técnica especializada, com o objetivo de responder às demandas apresentadas e apoiá-las a permanecerem na moradia.

Dados levantados pela Secretaria de Ação Social, indicam que o custo com o fornecimento de moradia para uma pessoa chega a 70% menos do que é gasto com o Abrigamento Institucional e quando isso é dado a um casal, a redução aumenta, chegando a 85%.

Moradia

A partir do diagnóstico inicial, na Vila Gosuen e que foi estendido às pessoas em situação de rua no Viaduto Dona Quita e prédio da Antiga Estação Mogiana, a Prefeitura colocou em prática o Projeto Moradia Primeiro, com acesso de pessoas em situação crônica de rua a uma moradia segura e integrada à comunidade.

A partir dessa semana foram definidas as linhas gerais para as obras de revitalização da antiga Estação Mogiana, com previsão de que a licitação seja aberta entre dezembro e janeiro para a execução dos serviços projetados.

Será algo grandioso que transformará o aspecto da região da Estação, com lazer, cultura e incentivo à economia.

Foi lembrado também, que nas últimas semanas, em decorrência das baixas temperaturas, a Prefeitura ampliou em 98, as vagas de acolhimento emergencial, contando com ajuda da sociedade, sem contar as 128 vagas que já existiam.

Inúmeros cobertores, agasalhos e alimentos foram distribuídos, resultados de doações e colaboração da sociedade.


+ Ação Social