Prazo para solicitar a reaplicação do exame do Enem vence nesta sexta-feira

  • Marcia Souza
  • Publicado em 3 de dezembro de 2021 às 06:00
  • Modificado em 3 de dezembro de 2021 às 06:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os participantes com os pedidos aprovados farão os exames nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022

Os participantes com os pedidos aprovados farão os exames nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 têm até esta sexta-feira (3) para solicitar a reaplicação da prova.

A oportunidade é voltada para aqueles que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas e também para casos de problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas, segundo matéria do portal R7.

Interessados devem acessar a Página do Participante até às 23h59 para realização solicitação do pedido de reaplicação, pelo link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

São consideradas doenças infectocontagiosas como condições para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. É obrigatório inserir documento legível que comprove a doença.

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à CID 10 (Classificação Internacional de Doença), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Prazo

O prazo de solicitação para reaplicação também vale para as pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências previstas em edital.

Entre as situações que possibilitam a
realização das provas em nova data estão: desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.

Datas

Os participantes com os pedidos aprovados farão os exames nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

E também para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.


+ Educação