Prazo está acabando: como consultar online a situação do seu Título de Eleitor

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 3 de maio de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com eleições cada vez mais próximas, eleitores podem consultar a situação eleitoral através do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral

Descobrir como consultar a situação do Título de Eleitor online é um cuidado essencial para se ter antes de ir às urnas.

Com o período de eleições cada vez mais próximo, todos os eleitores podem consultar sua situação eleitoral através do site oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e também através o aplicativo E-Título onde a consulta é feita de forma automática.

A consulta da situação do Título de Eleitor permite saber se o título de eleitor está regular, se sua biometria foi coletada e também se existem inconsistências nos dados cadastrais. Assim, é possível saber se seu título de eleitor está em dia com facilidade.

Veja como fazer

01. Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui);

02. Na aba “Situação Eleitoral”, digite seu nome completo, CPF ou número do título de eleitor;

03. Então, clique em “Consultar”;

04. Em seguida, confirme o reCAPTCHA para concluir a solicitação;

05. Feito isso, você terá consultado a situação do título eleitoral com sucesso.

Como faço para regularizar a situação do título eleitoral?

Você pode regularizar seu Título de Eleitor atualizando dados cadastrais através do portal “Título Net” do TSE. Acessando esse site, basta selecionar a UF, inserir suas informações cadastrais e selecionar a opção que se enquadra com seu título de eleitor. Caso a situação eleitoral esteja irregular, é possível consultar seus débitos como eleitor e evitar possíveis multas online para tornar sua situação regular novamente.

Precisa do Título de Eleitor para votar?

Caso seu Título de Eleitor tenha sido danificado ou perdido, você ainda pode votar usando seu documento de identidade com foto ou aplicativo do E-Título (Android iOS). Para isso, só é necessário estar com a situação eleitoral regular no sistema do TSE.

Além disso, cidadãos que mudaram de cidade recentemente, também podem transferir seu título para outra zona eleitoral com facilidade através do sistema do TSE.

(Fonte: Tribunal Superior Eleitoral e portal Canaltech)


+ Política