Porque carregar seu celular até 100% de carga pode ser um erro. Veja as dicas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A bateria do seu celular de três anos não será mais a mesma de quando era nova. Porém, para prolongar a vida da bateria, existem algumas dicas

Já notou que a bateria do seu celular não tem mais a mesma durabilidade de antes? Aquele dispositivo que antes resistia facilmente durante todo o dia agora mal consegue chegar ao meio-dia com carga suficiente. Isso soa familiar para você?

Curiosamente, uma das razões para esse declínio pode estar relacionada à forma como você carrega a bateria do seu aparelho. Por isso, é importante considerar um conselho valioso: evite carregar seu celular até atingir 100% de carga!

Por que não carregar até 100%?

As baterias dos celulares têm uma vida útil que varia de 3 a 5 anos, ou de 500 a 1000 ciclos de carregamento. Então, a bateria do seu celular de 3 anos não será mais a mesma de quando era nova.

Para prolongar a vida da bateria, tente manter a carga entre 30% e 90%. Quando chegar a menos de 50%, é hora de recarregar. Mas lembre-se: carregue até no máximo 95%, nunca até 100%. Carregar completamente pode acelerar o envelhecimento da bateria.

E sobre recalibrar a bateria?

Você já ouviu falar em recalibrar a bateria, carregando de 0 a 100% uma vez por mês? Isso pode não ser necessário para as novas baterias de íon de lítio.

Ao contrário do que alguns tutoriais sugerem, essa prática não é mais considerada útil. É melhor fazer pequenas cargas com mais frequência do que uma carga completa.

Cuidados com o carregamento rápido

O carregamento rápido, por si só, não danifica a bateria do celular, pois elas são projetadas para aguentar. Porém, o calor gerado durante esse processo pode afetar sua longevidade. Então, é uma questão de equilibrar a conveniência do carregamento rápido com a saúde da bateria.

Evite calor e frio extremos

As baterias dos celulares não gostam nem de muito calor nem de muito frio. Evite deixar o celular em lugares como o carro num dia quente, perto de um forno, ou na neve. A temperatura ideal para a bateria fica entre 20 e 30°C.

Segundo o portal Capitalist, cuidar da bateria do seu celular não é complicado. Basta evitar carregar até 100%, não acreditar em mitos sobre recalibragem e tomar cuidado com temperaturas extremas.

Assim, você consegue prolongar sua vida útil e manter seu aparelho funcionando bem por mais tempo.


+ Tecnologia