Por que esta simples moeda de 25 centavos é considerada muito rara?

  • Nene Sanches
  • Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veja o que se sabe sobre a moeda de 25 centavos do ano de 2014, e quanto ela está custando neste ano de 2023

O que faz uma moeda ser considerada rara? De acordo com especialistas, existem muitas respostas para esta pergunta. Características como idade da peça e grau de conservação, por exemplo, certamente estão entre os pontos que precisam ser considerados na hora de definir um valor para o exemplar.

Mas existem casos de moedas específicas que não são antigas e não possuem erros de cunhagem, mas que mesmo assim podem valer muito dinheiro no final das contas.

Por que isso acontece? Esta é uma pergunta que certamente ronda a cabeça de muita gente neste momento.

A moeda de 25 centavos

Um dos exemplos mais claros sobre este assunto sem dúvidas é a moeda de 25 centavos do ano de 2014. Não estamos falando de uma peça antiga, nem comemorativa, e nem de um exemplar que conta necessariamente com um erro de cunhagem.

A moeda de 25 centavos do ano de 2014 é considerada rara por si só. E a boa notícia é que ela pode ser encontrada a qualquer momento, por qualquer pessoa, já que ela ainda possui valor monetário. Assim, ela pode ser encontrada em um troco em uma feira, por exemplo.

Por que é rara?

A moda de 25 centavos do ano de 2014 é considerada rara por um motivo simples: a sua tiragem. Dados oficiais do Banco Central (BC) indicam que pouco mais de 39 milhões de peças como esta foram colocadas em circulação no decorrer daquele ano.

Na linguagem da numismática, este é um número que pode ser considerado pequeno. Quanto menos peças são postas em circulação, maior é o valor que pode ser pago pela mesma.

Segundo o portal Notícias Concursos, esta é uma das peças de 25 centavos com menor tiragem em toda a história do real.


+ zero