Por excesso de água, Usina de Peixoto abre os vertedouros e pede atenção a jusante

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 13 de janeiro de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A estatal Furnas emitiu comunicado à população explicando que haverá aumento do nível da água a jusante das respectivas usinas

]Em decorrência das fortes chuvas ocorridas dos últimos dias na bacia do Rio Grande, tanto em Minas Gerais como em São Paulo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras, definiu a abertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas de Furnas, Mascarenhas de Moraes (Peixoto)  e Luiz Carlos Barreto de Carvalho (Estreito)  a partir desta sexta-feira (13/01).

Um morador da região fez um vídeo do volume de água que desce pelo vertedouro, criando um véu de espuma branca, num espetáculo que é até bonito para quem vê.

Furnas emitiu comunicado explicando que haverá aumento do nível da água a jusante das respectivas usinas. A empresa acionou as autoridades locais para que adotem providências visando à segurança da população.

Reservatórios cheios

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e aos agentes que a bacia do rio Grande está operando em condição de cheia, após períodos de precipitação acima da média, mais propensos de acontecer no período úmido.

Em casos como estes, o Operador adota procedimentos específicos, em conjunto com os agentes, visando a segurança da população, de forma a minimizar os impactos para os demais usuários da água.


+ Cidades