Por causa da alta da Covid-19 no Estado, Unesp adia a segunda fase do vestibular

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prova de conhecimentos específicos e redação seria neste domingo (28); a Vunesp ainda não anunciou a nova data

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação Vunesp decidiram, nesta quarta-feira (24), adiar a realização da 2ª fase do vestibular, por conta do aumento de casos de Covid-19 e agravamento da pandemia nas cidades de aplicação, como Araraquara (SP).

A universidade tinha mudado o local de prova dos estudantes de Araraquara e região para Ribeirão Preto, o que gerou reclamações.

Segundo o G1, a segunda fase com exame de conhecimentos específicos e redação seria neste domingo (28) em 30 cidades paulistas.

Em nota, a Unesp e a Vunesp informaram que a nova data da prova será divulgada oportunamente.

Provas de habilidades específicas foram mantidas. “Ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo), conforme o calendário do Manual do Candidato”, informou no comunicado.

A primeira fase foi realizada nos dias 30 e 31 de janeiro com protocolos contra a Covid.

Mudança

Na semana passada, a universidade decidiu que os 1.582 candidatos de Araraquara e região fariam a prova em Ribeirão Preto, por conta da alta de casos e da circulação da variante do novo coronavírus no município.

A cidade vive uma crise hospitalar com UTIs lotadas, aumento de casos e mortes e tem ‘lockdown’ até sábado para conter a doença.

Desde que a Vunesp passou a ser responsável pelo vestibular da Unesp, em 1981, a prova era realizada em Araraquara e a mudança desagradou os estudantes, por conta da distância e dos custos para a viagem.

A medida afetaria 700 inscritos de Araraquara e 882 de outras cidades da região.


+ Educação