Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal apresentam “Operação de Natal” na ACIF

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, agradeceu as autoridades e disse que seu papel na reunião era ser porta voz dos lojistas associados

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu em sua sede, na última quarta-feira, 7 de dezembro, os representantes das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal de Franca para apresentação da Operação Natal Seguro 2022.

As autoridades foram recebidas pelo presidente Tarciso Bôtto e detalharam as ações programadas para garantir um fim de ano mais seguro e confortável para a população.

Durante as compras de Natal, o efetivo será reforçado na região central e Estação e nos principais corredores comerciais da cidade.

Entre as áreas que terão patrulhamento preventivo intensificado estão Avenida Presidente Vargas, Avenida Brasil, Avenida Adhemar de Barros, Rua Francisco Marques, Avenida Moacir Vieira Coelho e Avenida Abrahão Brickmann.

Reforço policial

“A área comercial de Franca é um local seguro para frequentar e trabalhamos para manter essa segurança. Queremos proporcionar um Natal tranquilo”, disse o Major PM Helder.

“O crime se nutre da desordem, por isso é tão importante avisar previamente sobre eventos, campanhas e atividades que possam gerar aglomeração”, completou o policial.

Presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, agradeceu a presença das autoridades e disse que seu papel na reunião era ser porta voz dos lojistas associados.

“Queremos que as pessoas venham para o Centro e frequente os corredores comerciais com sentimento de segurança. Muitos lojistas me procuram pedindo a presença da base da Polícia Militar”, revelou.

Corredores comerciais

De acordo com a PM, as bases e viaturas de apoio estão à disposição até o final do ano e, em casos de eventos ou ações que necessitam de um maior amparo, o pedido deve ser feito antecipadamente para programação do efetivo. Os telefones para contato são (16) 3721-7763 ou 3724-7911.

Os números também podem ser utilizados para esclarecimento de dúvidas. Em caso de sinistros, ocorrência ou eventos que fogem à normalidade, o lojista ou mesmo a população deve acionar a presença da polícia pelo número 190.

Além do reforço das bases e viaturas, também serão realocados para o patrulhamento dos corredores comerciais, policiais da modalidade escolar. Também compõe o efetivo em prol da segurança dos francanos nesse período, policiais do trânsito, Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) e da Força Tática.

No encontro, o inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes, também falou da atuação da corporação local que está com uma unidade móvel, inclusive durante o horário especial do comércio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, além de viatura de apoio, com rondas diárias pelas ruas.

Unidade Móvel

Em relação a unidade móvel, o micro-ônibus dispõe de quatro câmeras de segurança externas, através das quais, os guardas municipais tem ampla visão do fluxo de pessoas e veículos transitando pelas proximidades, permitindo uma pronta intervenção quando houver necessidade.

“Segurança Pública é uma responsabilidade de todos, por isso devemos nos unir em prol desse objetivo comum, que é para nós, pois somos pinçados da sociedade”, completou o delegado da Polícia Civil, Luiz Carlos Almeida.

Dicas de Segurança

A Polícia Militar reúne algumas dicas de como se proteger durante o período de compras natalitas. As medidas visam a garantir a segurança de consumidores e comerciantes durante o período que antecede as festas de final de ano. Confira as orientações:

Celular, carteira, bolsas e sacolas devem ser transportadas junto e à frente do corpo e para o lado de dentro da calçada.

Evite estacionar em locais ermos e, se possível, dê preferência para estacionamentos.

Cuidado com crianças e idosos. Evite deixá-las sozinhas.

Sempre que possível, optar por pagamento em cartões de crédito ou débito, evitando portar quantias elevadas em dinheiro. Evite também retirar a carteira em público.


+ Economia