Pinacoteca Municipal realiza exposição em homenagem aos 199 anos de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de novembro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, até o dia 10 de dezembro

Exposição fica aberta à visitação até dia 10 de dezembro

 

Localizada na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, a Pinacoteca Municipal ‘Miguel Ângelo Pucci’ está com nova exposição gratuita aberta à população.

Trata-se de “Artistas Francanos”, em homenagem aos 199 anos de Franca, celebrados no próximo dia 28.

As obras, que fazem parte do próprio acervo da Pinacoteca, são dos artistas Walter Bortolato, Luis Schiratto, Pedro Schiratto, Chafik Felipe, Alberto Ferrante e Agostinho Ferrante.

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, até o dia 10 de dezembro.

Além da exposição em homenagem a Franca na Pinacoteca, a Casa da Cultura tem mostra permanente de obras, itens pessoais e projetos do pintor Bonaventura Cariolato.

Em outras salas, o público pode fazer uma imersão no acervo da Academia Francana de Letras. Considerada de utilidade pública, a associação tem em seu quadro, escritores que são de Franca e que levam a literatura para o Brasil e mundo afora.

Além de raros exemplares e obras desses autores, a sede da Academia oferece projetos literários à população.

Há também o Memorial da Resistência Negra, no térreo, com acervo sobre artistas negros, é local de encontros, exposições temáticas e lançamentos de obras.

Já no primeiro andar da Casa da Cultura, os interessados também podem conferir uma mostra permanente de itens, que compõem a reserva técnica do MIS (Museu da Imagem e do Som), que leva o nome de ‘Bonaventura Cariolato’.

No espaço, além de imagens de ícones do rádio francano, há câmeras fotográficas antigas, equipamentos de som, projetores e outros objetos, que contam a história da comunicação.

A Casa da Cultura, de responsabilidade da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), fica na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, no Centro, em frente à praça Carlos Pacheco.

Para mais informações, interessados devem entrar em contato pelo telefone (16) 3721-8692.


+ Artes