Pesquisa do Seade indica que 68% da população paulista faz compras online

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 7 de abril de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Compras on-line abrangem apenas 31% de quem ganha até um salário mínimo e 87% com renda acima de 10 salários mínimos

Fundação Seade conduziu uma análise sobre os padrões de consumo digital no estado de São Paulo. O estudo mostra que 68% dos residentes nas cidades paulistas realizaram compras online nos últimos 12 meses.

Aspectos como renda, nível educacional e faixa etária exercem influência significativa sobre os hábitos de consumo das pessoas.

Renda, educação e idade

Embora 68% da população do estado tenha realizado compras online, em 2022, apenas 31% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo estavam incluídas nesse grupo, em comparação com 87% daquelas com renda acima de 10 salários mínimos.

O índice de consumo variou significativamente quando levado em conta o ensino, indo de 26% entre os usuários com apenas o fundamental completo para 82% entre aqueles que haviam concluído o nível superior.

A variação foi de 37% entre os indivíduos com 60 anos ou mais para 83% entre aqueles com idade entre 30 e 44 anos.

Localidade e consumo

De acordo com a pesquisa da Fundação Seade, eletrônicos e eletrodomésticos destacaram-se como alguns dos produtos mais adquiridos pelos consumidores online, alcançando um índice de 88% entre os entrevistados.

Além disso, o estudo revelou que o consumo digital foi mais prevalente na cidade de São Paulo em comparação ao interior.

Esse fenômeno pode ser atribuído ao dinamismo econômico da capital, que se reflete na disponibilidade de oportunidades de geração de renda e consumo, na ampla variedade de produtos e serviços disponíveis online, na infraestrutura de internet de qualidade e na eficiência da logística de distribuição e entrega de mercadorias.


+ Economia