Pesquisa: 45% dos brasileiros ainda preferem usar máscara mesmo após liberação

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 3 de abril de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo mostrou ainda que 43% dos entrevistados têm sensação de conformismo em relação ao surgimento de novas variantes

Um levantamento da Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, revelou que 45% dos brasileiros ainda preferem usar máscara mesmo após a liberação em ambientes abertos e fechados por conta da queda de casos da covid-19.

Ainda segundo o estudo, intitulado “Pandemia – Uso da Máscara 2022″, 26% dos entrevistados continuam usando a proteção apenas em ambientes fechados, 14% optam pelo uso apenas em ambientes fechados com muita gente, 7% usam apenas no transporte público e/ou aéreo, 7% já não usam mais a máscara e 0,9% afirmam que nunca usaram o acessório.

Embora a não obrigatoriedade do uso da máscara seja uma realidade, 26% dos brasileiros afirmaram que ainda não se sentem confortáveis ao ficarem sem o acessório em público.

Mais confiáveis

Porém, há lugares em que as pessoas declaram ser mais confiáveis para não usá-la, como a rua, enquanto andam (63%); parques (55%); restaurantes (20%); feira livre (18%); shopping (15%); teatros/cinemas (10%); avião (6%); metrô (5%).

Com maior flexibilização de eventos, abertura de estabelecimentos e retorno à rotina, o passaporte da vacina tem sido requisitado em diversos lugares e 28% da população acredita que não deve existir a obrigatoriedade de apresentá-lo em local algum.

Já os shows (67%); voos (63%); teatros (62%); jogos de futebol (62%); cinema (55%); eventos corporativos (51%); bares e baladas (50%); shoppings (42%); restaurantes (40%), foram citados como locais em que os brasileiros concordam que deva ser exigida a apresentação do comprovante.

As adaptações têm sido diferentes, pois nem todas as cidades liberaram o uso das máscaras.


+ Saúde