Percentual de ausências de pacientes em consultas ginecológicas em Franca tem queda

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 1 de julho de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No mês de junho, foram efetuados 1.740 agendamentos e realizadas 1.215 consultas, sendo que 525 pacientes não compareceram aos atendimentos

Número de pacientes que faltou às consultas ginecológicas em Franca diminuiu no mês de junho

 

A Secretaria de Saúde de Franca registrou durante este mês de junho, uma redução no percentual de ausências de pacientes referentes ao agendamento das consultas de Ginecologia, por meio do Programa ‘Mais Consultas’, passando de 33% para 30,17%.

Neste mês, foram efetuados 1.740 agendamentos e realizadas 1.215 consultas, sendo que 525 pacientes não compareceram aos atendimentos.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, acredita que essa queda na quantidade de mulheres faltosas às consultas é resultado do trabalho iniciado pela secretaria, que está reforçando os contatos com as pacientes aos sábados, facilitando o agendamento, tendo em vista, que durante os dias úteis, a secretaria encontrou dificuldades para a localização das pacientes, devido a compromissos de trabalho, dentre outros.

“Estamos ligando para as mulheres aos sábados e o resultado está sendo positivo. Vamos prosseguir com essa ação para facilitar o agendamento das consultas, uma vez que durante a semana, muitas pessoas não podem atender as ligações, devido aos horários de trabalho”, explicou a secretária.

Ela reforçou, novamente, a importância das pessoas manterem seus cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como telefones e endereço, visando facilitar a localização.

Desde o início do Programa ‘Mais Consultas’, em dezembro de 2.021 até o momento, já foram agendadas 8.544 consultas, sendo realizadas 5.456 e destas, 3.088 pacientes faltaram, registrando um absenteísmo total de 40%.

A secretária comentou ainda que a partir deste mês até agosto, a Prefeitura vai oferecer mais 3 mil consultas, sendo 1.000 a cada mês, com o objetivo de atender a demanda existente.

São duas empresas credenciadas, por meio de chamamento público, para a prestação dos serviços, sendo que, em uma delas, as consultas previamente agendadas são oferecidas às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h.

A outra empresa oferece os atendimentos às terças-feiras, no período da tarde, na UBS Luíza e na manhã de sexta-feira, na UBS do Jardim Planalto.

A Secretaria de Saúde solicita para que as pacientes compareçam às consultas ou avisem com antecedência, ocorrendo algum impedimento de última hora, pois, desta forma, outra paciente pode ser incluída e atendida. Os telefones para contatos são (16) 3707-4900 ou 0800-540-9000.


+ Saúde