Pequenos negócios representam 88% do total das empresas inadimplentes

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 20 de outubro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A persistente alta da inadimplência das empresas reflete a realidade em que os empreendedores se encontram diante do quadro econômico desafiador ainda presente

Número de micro e pequenas empresas com dívidas em atraso bateu recorde da série histórica – foto Freepik

 

Cerca de 5,82 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estavam inadimplentes no mês de agosto, segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas, divulgado nesta sexta-feira (20) pela Serasa Experian.

O dado representa alta de 5% na comparação com o mesmo mês no ano passado, quando foram registradas 5,54 milhões de MPEs inadimplentes.

As MPEs representam 88,31% do total de empresas endividadas no período (6,59 milhões).

O total de empresas com dívidas em atraso bateu recorde da série histórica da pesquisa, com a somatória de dívidas atrasadas atingindo 46,7 milhões com valor total de R$ 119,3 milhões.

“A persistente alta da inadimplência das empresas reflete a realidade em que os empreendedores se encontram diante do quadro econômico desafiador ainda presente“, avalia o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

“Empresas de menor porte são mais vulneráveis à inadimplência porque, geralmente, possuem menos fluxo de caixa e reservas financeiras limitadas para enfrentar situações de emergência”, pontua Genero.

O executivo define como “fundamental” o controle econômico por parte dos empreendedores para enfrentar situações como essas.

Genero defende que é necessária adaptabilidade por parte dos donos de negócios e que sejam empregadas “estratégias sólidas de planejamento, educação financeira e renegociação de dívidas“.

Em agosto, 53,2% das MPEs inadimplentes eram do setor de Serviços, 38,6% de Comércios, 7,7% da Indústria; enquanto 0,5% representam os demais setores, que englobam companhias dos segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor.

Em média, cada companhia inadimplente possuía 6,9 contas atrasadas.

*Informações CNN


+ Economia