Pensando em se aventurar na jardinagem? Veja 6 motivos para ter uma horta em casa!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de setembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cultivar a própria horta em casa pode trazer uma série de vantagens, sabia? Tanto em termos de alimentação quanto de economia

Cultivar uma horta em casa tem uma série de vantagens!

 

Cultivar a própria horta em casa pode trazer uma série de vantagens, sabia? Tanto em termos de alimentação quanto de economia.

Além de plantar temperos, como salsinha, cebolinha e manjericão, que podem ficar em vasos ou jardineiras, a nossa dica é tentar expandir a horta e investir até mesmo em vegetais maiores, como alface, espinafre e até algumas pimentas.

Você vai descobrir que alguns são até mais fáceis de cuidar do que parecem!

Para te incentivar a ter um cantinho verde próprio, veja 6 motivos para ter uma horta em casa e se dedicar mais à jardinagem.

1. Horta em casa ajuda a economizar com as compras

Para começar, ter uma horta em casa é um ótimo negócio para quem quer economizar com as compras de mercado.

Afinal, ao cultivar seus próprios vegetais (folhas, frutas, temperos e o que mais preferir), você não precisa comprar muitas hortaliças regularmente.

Basta se organizar para que as frutas e verduras estejam maduras quando você quiser consumi-las.

2. Plantar horta é uma alternativa mais sustentável

Se o seu objetivo é ter hábitos mais sustentáveis, plantar uma horta caseira é um excelente plano.

Dessa forma, você consegue cultivar por conta própria grande parte dos alimentos que consome, reduzindo as compras no dia a dia. Esse já é um passo relevante para ser mais eco-friendly, pode apostar!

3. Cultivo de hortaliças permite preparos mais saudáveis

Quando se trata de ter uma alimentação mais saudável, cultivar os próprios alimentos também traz muitas vantagens.

Isso porque os vegetais de horta caseira são orgânicos, plantados sem agrotóxicos. Por isso, não contêm nenhum tipo de toxina e tendem a ser mais nutritivos.

Para ter um bom catálogo de orgânicos, a nossa dica é tentar deixar a horta mais colorida e variada possível, plantando desde temperos até frutas e folhas.

Além disso, para usufruir ao máximo de seus benefícios, tente consumir os vegetais logo após a colheita. Não tem erro!

4. Plantar horta evita o desperdício de alimentos

Outro ponto positivo de ter uma horta em casa é que, assim, você consegue ter um maior controle dos alimentos que consome, evitando desperdícios.

Basta colher as hortaliças apenas na hora que for consumi-las e também ter um controle maior da quantidade de sementes que pretende cultivar com o passar do tempo.

5. Fazer uma horta em casa pode ser terapêutico

Você já pensou que praticar jardinagem pode se tornar um hobby bem terapêutico? Pois é, além de ser uma opção mais sustentável e saudável, a horta caseira tende a se tornar um passatempo bem interessante.

Com o tempo, você vai perceber que cumprir certas tarefas – como adubar, plantar, regar, cortar e colher – ajudam a ocupar a mente e podem até se tornar divertidas.

6. Hortaliças e temperos ajudam a deixar a casa cheirosa

Muitas pessoas nem imaginam, mas o cultivo de temperos e vegetais também é ótimo para deixar a casa mais verde e perfumada.

Por isso, inclusive, uma boa dica é deixar plantas e ervas aromáticas (como manjericão, salsinha, cebolinha e coentro) em vasos ou jardineiras arrumados em uma varanda, num canto da sala ou perto da cozinha.

*Informações Casa Prática Qualitá