Pedregulho tem o mais importante parque estadual de São Paulo: Furnas do Bom Jesus

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 11 de setembro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Celebrada no dia 11 de setembro, o Dia Nacional do Cerrado serve de alerta para a importância da conservação deste bioma

O Estado de São Paulo tem três parques estaduais em áreas de Cerrado e o mais importante deles fica em Pedregulho, a menos de 50 quilômetros de Franca.

Trata-se do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, uma área repleta de trilhas, nascentes de águas cristalinas, córregos, cachoeiras – uma delas com mais de 130 metros, e uma flora de encantar o visitante.

Trilha do Mirante – Parque Estadual Furnas do Bom Jesus

A Trilha do Mirante é uma das principais trilhas do parque. Oferece a possibilidade de ser realizada sem a monitoria e apresenta um gradiente de mudança de cobertura vegetal, passando de um ambiente aberto para outro de mata fechada, com espécies vegetais típicas do Bioma Cerrado e de transição para a Mata Atlântica.

O Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, criado em 1989, em 2.069,06 hectares, está inserido em parte da bacia hidrográfica do córrego Pedregulho, área representativa do ecossistema chamado Furnas do Rio Grande.

A vegetação é composta por fragmentos representativos de cerrado e mata atlântica (floresta estacional semidecidual). O relevo apresenta-se na forma de cânion, com declives de até 200 metros. As matas e cachoeiras são belezas naturais, algumas com quedas superiores a 130 metros.

Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, atrás apenas da Amazônia.

Ocupa cerca de 20% do território brasileiro, espalhando-se por estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, dentre outros.

Considerada a savana mais rica do mundo em biodiversidade, são mais de dois milhões de quilômetros quadrados, abrigando mais de 800 espécies de aves, 160 de mamíferos, 150 de anfíbios, 100 de répteis, além de 10 mil espécies de flora.

Toda essa biodiversidade também abriga cerca de 20% das nascentes brasileiras, contribuindo com a produção hídrica de 12 regiões hidrográficas.

Sua conservação se faz cada dia mais relevante na vida da população, pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Fundação Florestal vem implementado ações para proteger sua biodiversidade.

O estado possui ainda uma lei própria para o Cerrado (Lei nº 13.550, de 02 de junho de 2009) que dispõe sobre a conservação, proteção, regeneração e a utilização do bioma.

Serviço

Município: Pedregulho
Telefone: 16 3171-1118
Email: [email protected]
Valor: Gratuito
Mais informações: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-furnas-do-bom-jesus/


+ Cidades