Patrulha Maria da Penha intensifica proteção à mulher francana: 268 registros no ano

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de agosto de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste primeiro semestre de 2022, segundo a deputada Delegada Graciela a equipe assistiu a mais de 260 mulheres em Franca

A Patrulha Maria da Penha de Franca tem um trabalho intenso de prevenção e proteção a mulher.

A deputada estadual Delegada Graciela, responsável pela implantação do projeto junto com a Polícia Militar, anunciou que no primeiro semestre de 2022 foram atendidas mais de 260 mulheres. Trata-se de um trabalho extremamente positivo e que traz maior segurança às vítimas.

O projeto Patrulha Maria da Penha de Franca foi implantado em 2019 com o objetivo de proteger mulheres vítimas de violência doméstica. A ação das equipes está focada na prevenção primária. A equipe, sempre composta por ao menos uma policial, faz a triagem, o atendimento inicial, visitas periódicas e ações educativas.

No balanço das atividades realizadas no primeiro semestre de 2022, a Patrulha Maria da Penha registrou 268 atendimentos a mulheres e 148 a homens; revogação de medida protetiva (59 casos); descumprimento a boletins de ocorrências (62 casos) e 16 prisões por descumprimento de medida provisória. A equipe da Patrulha Maria da Penha tem ainda 21 medidas protetivas a cumprir.

“Tenho uma preocupação enorme sobre a proteção às mulheres e minha prioridade é fortalecer as ações para o combate à violência doméstica. A violência doméstica infelizmente é um problema nacional”, disse Graciela.

A deputada ainda é autora de duas importantes leis de proteção à mulher: a Lei Viva Mulher (Lei nº 17.192, de 23/10/2019) e a lei Belas EmPENHAdas (Lei nº 17.352, de 31/03/2021).

Ministério Público, Judiciário, Policia Militar, Conselho da Mulher Empreendedora, OAB, Sebrae, ONG Escuta Ativa e outras também tem participação nas ações contra a violência doméstica.


+ Política