Páscoa pet: entenda por que chocolate é tóxico para os animais

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de abril de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a alta disponibilidade de alimentos doces, o momento requer mais atenção dos tutores de pets, já que o chocolate é tóxico para eles

Tutores de pets devem redobrar os cuidados com a ingestão de chocolates por animais de estimação

 

A Páscoa chegou e, com ela, os encontros em família com os tradicionais ovos de chocolate.

Com a alta disponibilidade de alimentos doces, o momento requer mais atenção dos tutores de pets, já que o chocolate é tóxico para eles por conter ingredientes prejudiciais à saúde.

“Por conter muito açúcar e outras propriedades extremamente tóxicas para eles, como cafeína e teobromina, não é recomendado em hipótese alguma dar chocolate aos pets”.

“Esse consumo indevido pode levar a sérios problemas de saúde, como hiperatividade, taquicardia, convulsões, vômitos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (alta temperatura corporal)”, explica Fernanda Duran, médica veterinária.

Para driblar esse problema, a profissional indica investir em petiscos para os “filhos de quatro patas” aproveitarem mais esse momento em família, funcionando também como uma alternativa para jogos tradicionais da data.

“A caça aos ovos, por exemplo, pode ser adaptada para a caça aos petiscos: esconda-os pela casa, em locais que o animal tem acesso, mas que não sejam tão fáceis de encontrar”.

“Isso ajuda a estimular olfato, audição e o paladar do cachorro, que vai usar todos os sentidos para encontrar o petisco. E para desafiá-lo ainda mais, coloque os petiscos em uma caixa de papelão e faça furos para estimular a caça”, ensina a expert.

Segundo ela, o petisco é um alimento nutritivo também para o gato e pode instigar ainda mais a sua curiosidade quando combinado às brincadeiras de caça que eles amam.

“Apesar de serem irresistíveis aos felinos, a recomendação é dar, no máximo, até 12 unidades por dia”, explica Fernanda.

*Informações Metrópoles


+ Pets