Para economizar, consumidor opta por comprar alimentos próximos do vencimento

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de junho de 2022 às 21:00
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Descontos associados ao vencimento das mercadorias atraem moradores diante de orçamento cada vez mais apertado em função da inflação

Consumidores aproveitam preço mais baixo de produtos perto da data de vencimento – foto Reprodução EPTV

 

Ao encontrar uma peça de mortadela a duas semanas de perder a validade, mas com desconto no valor, o aposentado Mário Dacanal, de Ribeirão Preto, não pensou duas vezes e levou o produto para casa.

Com os preços cada vez mais caros nos supermercados, a oferta falou mais alto, segundo ele.

“Está um precinho razoável para a gente, fica mais fácil. A carne está muito cara e para mim é bom. Está quase no prazo de validade, para vencer, mas dá para usar ainda […] em casa tem bastante gente, rapidinho some”, diz.

Com o aumento da inflação e o reflexo nos preços dos itens essenciais para o dia a dia da população, moradores como ele têm recorrido cada vez mais à compra de produtos próximos do vencimento.

A economia brasileira lida com uma inflação acima dos dois dígitos desde setembro do ano passado.

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 12,13% em 12 meses, a maior medição para o período de um ano desde outubro de 2003 (13,98%).

Desde o início do ano, as previsões para o IPCA de 2022 estão sendo revisadas para cima. Uma parte de bancos e consultorias já chega a projetar uma inflação próxima a 10% – o que marcaria um segundo ano consecutivo do estouro do teto da meta, que é de 5%.

Uma inflação elevada por tanto tempo diminui o poder de compra das famílias, sobretudo das mais pobres.

Economia para ‘fechar’ o mês

Assim como Mário, a artesã Aline de Oliveira aponta que a proximidade com o prazo limite para o consumo acaba por abaixar o preço do produto, o que representa uma economia de até 20% nas compras, importante para conseguir fechar a conta no final do mês.

“Eu aproveito bastante essas promoções porque é uma economia e tanto no mês. Só tem que tomar cuidado com a data de validade para não deixar passar tanto assim do prazo, mas se está precisando é uma ótima forma de economia”, afirma.

Devido ao comportamento de pessoas como ela, no supermercado em que Antônio Noventa atua como gerente, a busca por produtos com data de validade próxima do fim começou a aumentar.

Itens de perfumaria, produtos de limpeza e até iogurtes são os mais procurados.

“O consumidor muitas das vezes não só muda de marca para poder encaixar dentro do seu orçamento, como fica esperando ações pontuais e até ações dessa natureza, com data [de validade] mais curta, porém com preço mais adequado dentro do seu poder de compra”, aponta.

Segundo ele, a percepção é de uma significativa perda do poder de compra dos clientes.

“O que a gente sente é que alguns itens vem sofrendo mais com esse fenômeno em função de preços […] Os produtos têm ficado significativamente mais caros e o ganho do cidadão, do consumidor, de uma maneira geral, não acompanha e aí é óbvio que essa conta não fecha”, diz.

*Informações G1


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