Overdose de vitaminas: entenda quando suplementos ameaçam sua saúde

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 16 de março de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consumo de suplementos e vitaminas deve ser feito apenas com orientação de um profissional de saúde. Excesso pode provocar problemas sérios

Vendidos sem receita médica, suplementos de vitaminas podem ser um risco à saúde – foto Freepik

 

Por não serem enquadrados como remédios, os suplementos alimentares e as vitaminas são vendidos sem receita médica.

E, não é incomum que as pessoas passem a consumi-los sem qualquer orientação específica, apenas porque viram um anúncio na internet, um amigo indicou ou funcionou para o caso do vizinho.

O problema aparece quando a pessoa exagera na dose ou toma algo que não é adequado para as suas necessidades. Em situações assim, o que era para ser benéfico pode fazer mal à saúde.

No final de fevereiro, chamou atenção a morte de um idoso por hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) causado pelo consumo exagerado de vitamina D.

Consumir vitaminas e minerais sem a necessidade pode levar a disfunções no fígado, nos rins e até à morte.

A endocrinologista Marise Lazaretti Castro alerta que o maior risco está em fazer compras sem a orientação de profissionais de saúde.

“Muitas pessoas escolhem polivitamínicos generalistas para suplementar uma falta identificada em exames. Para suplementar vitamina D, por exemplo, acabam tendo excesso de vitamina A”, exemplifica a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Quais são os sinais de excesso?

Os sintomas mais comuns da intoxicação por vitaminas e suplementos são desconforto intestinal, vômitos e fadiga.

O excesso de vitaminas do complexo B também pode levar a formigamento e coceiras na pele, além do aumento da pressão arterial.

O exagero de vitamina C pode gerar cálculos urinários, sobrecarregando os rins. Em casos assim, a ardência ao fazer xixi é um dos primeiros sintomas. Já o excesso de vitamina D, leva a alterações no metabolismo do cálcio.

O que fazer quando surgem sintomas?

Os especialistas recomendam que, quando há desconforto, o uso dos suplementos seja interrompido imediatamente. O médico deve ser procurado imediatamente para avaliar se o quadro é consequência de uma superdosagem de vitaminas.

“Não é apropriado atribuir automaticamente ao suplemento a origem do problema, Temos que fazer uma análise mais aprofundada”, explica o toxicologista Alvaro Pulchinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Exames laboratoriais simples de urina e de sangue podem indicar se houve excesso de ingestão.

Quais são os suplementos mais preocupantes?

Qualquer substância ingerida em excesso pode ser prejudicial ao organismo, até mesmo a água, portanto todos os suplementos são potencialmente nocivos.

Os suplementos que os especialistas indicam para ter maior cuidado são os de vitamina D e vitamina C, já citados aqui, e os de zinco e cálcio, que podem levar a desconfortos gastrointestinais.

*Informações Metrópoles


+ Saúde