OMS recomenda tratamento contra a Covid-19 aprovado no Brasil pela Anvisa

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 25 de setembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O tratamento, aprovado em abril deste ano pela Anvisa para uso no Brasil, combina dois anticorpos: o casirivimabe e o imdevimabe

Um novo tratamento contra a Covid-19 foi recomendado oficialmente nesta sexta-feira (24), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio de uma publicação na revista médica The BMJ.

Trata-se do Reng-CoV2, medicamento à base de anticorpos sintéticos, indicado para pessoas acima de 12 anos, que apresentem sintomas leves e moderados, mas que possuam comorbidades e tenham alto risco de hospitalização ou evolução para formas graves da doença como idosos e imunossuprimidos.

Também é indicado para pacientes com quadro severo, mas que são soronegativos, ou seja, que não desenvolveram sua própria resposta em anticorpos à doença.

“Para todos os outros tipos de pacientes com Covid-19, é pouco provável que os benefícios aportados por este tratamento de anticorpos sejam significativos”, diz a publicação.

Dois anticorpos

O tratamento, aprovado em abril deste ano pela Anvisa para uso no Brasil, combina dois anticorpos: o casirivimabe e o imdevimabe, chamados de monoclonais, com proteínas produzidas em laboratório a partir de um único anticorpo natural e que “imitam” a forma como o sistema imunológico combate o vírus e impede sua replicação.

Administrado por via intravenosa, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Segundo notícia da revista Veja, um estudo recente com 799 pessoas mostrou que uma dose única de 1.200 mg de Regn-Cov2 (600 mg de cada substância) diminuiu o risco de internação relacionada à Covid-19, morte por todas as causas e reduziu o tempo de resolução dos sintomas da doença em pacientes sintomáticos com coronavírus, além de um ou mais fatores de riscos para evolução da doença grave.

Experimental

O remédio ficou conhecido no mundo após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receber o tratamento ainda em fase experimental, entre setembro e outubro do ano passado.

Produzido pela empresa norte-americana Regeneron, o Reng-CoV2 é vendido com o nome de Ronapreve pela Roche. Por conta de sua pouca disponibilidade e preço alto, a OMS iniciou negociações com a farmacêutica suíça para que o remédio seja comercializado a preços mais baixos, principalmente em países mais pobres.

O Reng-CoV2 é o terceiro tratamento recomendado oficialmente pela OMS. Em 2020, a organização ligada a ONU (Organização das Nações Unidas) havia recomendado o uso sistemático de corticoides para os pacientes com sintomas severos da Covid-19.

Outros medicamentos

Em julho deste ano, recomendou a utilização dos medicamentos tocilizumabe e sarilumabe, chamados “antagonistas da interleucina 6”, além dos corticoides.

Apesar do avanço da vacinação, pessoas continuam adoecendo devido à infecção pelo novo coronavírus e evoluindo para formas graves da doença e óbitos. Por isso, o desenvolvimento e a aprovação de medicamentos eficazes é fundamental.


+ Saúde