Olimpíada de Saúde Mental promove integração pelo esporte para pacientes dos CAPSs

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 26 de outubro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento reuniu mais de cem pessoas e contou com o ex-jogador de basquete Chuí, além da volta olímpica no campo de futebol e premiação

Franca sediou na terça-feira (25) a 1ª Olimpíada de Saúde Mental, promovida pelos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e a Fundação Espírita Allan Kardec, que administra as unidades em parceria com a Prefeitura Municipal.

O evento foi um sucesso ao promover a integração, socialização e prática esportiva entre mais de cem pacientes que estão em tratamento por dependência química ou transtornos mentais.

A Olimpíada aconteceu no Internacional Esporte Clube, onde, após a abertura oficial, foi realizada a volta olímpica no campo de futebol, com a tocha e uma faixa anunciando a 1ª Olimpíada de Saúde Mental de Franca, confeccionada pelos próprios pacientes.

As modalidades incluíram basquete, vôlei, chute ao gol, cabo de guerra e jogos de tabuleiro, sendo adaptadas em alguns momentos para que todos pudessem participar.

O que é o projeto

“Esse é um projeto que estava um pouco adormecido por causa da pandemia e agora nós tivemos a possibilidade de estruturá-lo. Tivemos uma adesão em massa de todos os pacientes que frequentam nossos serviços, nos CAPSs Renascer e Florescer. Realmente foi muito positiva a iniciativa. Eles compram a ideia de uma forma intensa e cooperativa, e percebemos que nos momentos dos treinos para a competição, houve uma estabilização do quadro de saúde deles”, afirmou a psicóloga Eliane Bonfante, coordenadora do CAPS Florescer.

Eliane ressaltou que a atividade física é uma grande aliada para ajudar em casos de transtorno mental grave e uso de substâncias psicoativas.

“Falar de atividade física dentro da Saúde Mental é extremamente importante, e é por isso que nós temos vários educadores físicos trabalhando na equipe multiprofissional da Saúde Mental aqui em Franca, nos dois CAPSs. Nós conseguimos identificar uma diferença muito grande quando o paciente adere a uma atividade física paralela ao tratamento medicamentoso e terapêutico”.

Integração

O vice-presidente da Fundação Allan Kardec, Fernando Palermo, prestigiou a abertura oficial da Olimpíada e destacou os benefícios de iniciativas como esta.

“Sempre é muito boa a integração, a gente se divertir, porque quem está com a cabeça feliz, com certeza, caminha com mais tranquilidade na sua vida. Que seja uma primeira Olimpíada com muita disposição, muito sucesso, e no ano que vem nós vamos ter o dobro de pessoas participando.”

O ex-jogador de basquete Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, maior cestinha da história do Franca Basquete, com mais de 15.400 pontos marcados, campeão Sul-Americano; Brasileiro e Paulista da modalidade, abrilhantou a competição. “Agradeço o convite para estar aqui. O esporte é uma ferramenta que transforma vidas”.

Participação

William Rigo faz tratamento no CAPS e agradeceu a oportunidade de participar das competições e também o atendimento prestado pela unidade.

“Tive um momento muito difícil, mas graças a Deus fui para o CAPS, o que me ajudou muito. Participo das terapias e hoje estou aqui nas Olimpíadas, participei do cabo de guerra, corrida do ovo, vou jogar vôlei e basquete, além de ter tomado um café maravilhoso. O CAPS ajuda pessoas que moram nas ruas, que sofrem de depressão, com alcoolismo, drogas, com vários vícios e doenças e, o mais importante, são muito carinhosos. Parabéns por esse evento, pelo trabalho, são pessoas excepcionais”, afirmou ele.

As equipes foram divididas em Outubro Rosa e Novembro Azul e os integrantes foram premiados com medalhas no fim do evento, que também serviu um farto café da manhã e almoço a todos os participantes e organizadores.

Com o sucesso do evento, a Olimpíada de Saúde Mental fará parte do calendário anual de atividades dos CAPSs e Fundação Allan Kardec. A segunda edição já está prevista para acontecer em 2023, segundo informou a assessoria do hospital.


+ Saúde