8 dicas importantes para os candidatos que vão prestar Unesp e Unicamp

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de novembro de 2019 às 10:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Plataforma Quero Bolsa elaborou uma lista com dicas para ajudar o vestibulando na hora da prova

​Nos próximos dias 15 e 17, milhares de estudantes encaram as primeiras fases dos vestibulares da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente. 

As provas dão acesso a algum dos cursos mais bem avaliados do Brasil e, por isso, geram muita ansiedade entre os candidatos.

A Unesp e Unicamp têm provas semelhantes em termos de conteúdo, sendo a maior diferença na quantidade de alternativas nas questões.

Na Unesp são cinco alternativas e na Unicamp, quatro. Em ambas são 90 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em até cinco horas.

Para garantir uma boa nota, o Quero Bolsa trouxe uma lista com o que é preciso fazer para se garantir no conteúdo e saber qual é a melhor forma de fazer as provas. Confira:

1 — Foco na interpretação de texto
As duas provas têm caráter interpretativo, por isso, é muito importante dar atenção especial à boa interpretação de texto, inclusive nas questões de Exatas, nas quais a leitura é fundamental para compreender o que é pedido.

Atenção aos significados das palavras e conceitos apresentados, pois essas palavras podem mudar o sentido das alternativas.

2 — Leitura eficiente
A Unesp e Unicamp costumam trazer questões com bastante textos, principalmente em Português e Humanidades. 

Para não perder tempo, leia primeiramente a referência do texto e o enunciado da questão, para entender sobre o que se trata o trecho destacado e o que a alternativa pede. Em seguida, faça uma leitura atenta, grifando as ideias centrais do texto. Dessa forma, você evita ler o texto repetidas vezes.

Nas questões interpretativas, outra dica é resumir mentalmente, em uma única frase, a ideia central daquele texto. Muitas vezes, a resposta correta é simplesmente uma síntese do conteúdo.

3 — Técnica “pega varetas”
Nessa técnica, o candidato deve priorizar as questões mais fáceis. Use as letras M e D para diferenciar as questões com graus de dificuldade “médio” e “difícil” e estabelecer a ordem da resolução. Assim, nenhuma questão que o aluno saiba responder ficará sem resposta.

4 — Não insista em questões
Ao se deparar com questões que possam demorar mais tempo para serem resolvidas, não insista. 

Continue normalmente a resolução da prova e deixe o cérebro trabalhar as questões mais complexas de forma inconsciente.

5 — Saiba chutar
Não sabe como solucionar o problema ou ficou em dúvida entre alternativas? Elimine as opções claramente erradas, como aquelas que, por exemplo, contradizem o enunciado. 

No caso de Humanidades, alternativas generalistas, que trazem as afirmações “sempre” ou “nunca”, também devem ser evitadas, afinal, nada é exato ao se tratar de humanas.

6 — Faça pausas estratégicas
Pequenos intervalos durante a prova ajudam a manter o candidato disposto e atento até o fim processo seletivo. 

Ao sentir-se cansado ou desatento, beba água, coma algo, vá ao banheiro ou, simplesmente, descanse os olhos por alguns minutos.

7 — Não se esqueça do gabarito
Reserve, no mínimo, 30 minutos para preencher as respostas no gabarito. Nas provas da Unesp e Unicamp é permitido o uso de régua, então é recomendável utiliza-la para não preencher algum campo errado.

Além disso, o gabarito não pode ser rasurado e nem substituído. Por isso, antes de começar, limpe as mãos e certifique-se que sua caneta não está com tinta vazando.

8 — Tudo começa na véspera
A preparação para o grande dia já começa na véspera da prova. A decisão de revisar o conteúdo ou não um dia antes da prova é uma decisão de cada candidato.

Caso opte por estudar um pouco antes da prova, prefira revisões mais leves, como assistir à videoaulas ou a um filme histórico. 

Na véspera e no dia da prova também é fundamental ter uma boa noite de sono e uma alimentação leve, evitando ingerir bebidas alcoólicas.

Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (http://querobolsa.com.br) conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio. 

Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos brasileiros concluíram a graduação, segundo dados do IBGE, ele cresce a passos largos e já gerou uma economia de mais de R$ 1,3 bilhão para alunos do país inteiro.

Atualmente a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, além de mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.


+ Educação