Observatório Social de Franca divulga ranking de transparência de cidades da região

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 6 de setembro de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avaliação apontará melhoria ou piora na transparência e participação no Poder Executivo de onze municípios da região de Franca

O Observatório Social do Brasil – Franca publicará, na próxima terça-feira (12), a segunda edição do Ranking de Transparência e Governança Pública.

A avaliação de indicadores de transparência e participação social de 11 municípios da região de Franca poderá ser comparada com os dados divulgados em 2022, ano em que foi publicada a primeira edição do comparativo.

A avaliação foi realizada pelo Observatório Social do Brasil – Franca, com base no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil que analisa mais de 58 critérios divididos em cinco dimensões: Legal, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Comunicação, Engajamento e Participação.

Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Esta será a segunda publicação do Ranking de Transparência e Governança Pública, que se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável que oriente políticas públicas de transparência e governança nos municípios.

Sobre o Observatório Social do Brasil – Franca

O OSBFranca atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.


+ Cidades