O verão exige cuidados especiais com a pele; conheça problemas típicos desta estação

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Calor é muito comemorado por muitas pessoas, mas é necessário tomar algumas precauções

Calor é muito comemorado por muitas pessoas, mas é necessário tomar algumas precauções

O calor logo já está chegando, com o verão brasileiro, que começa amanhã. Com eles, são exigidos diversos cuidados com o nosso corpo, da hidratação frequente aos cuidados com a pele.

Seja pela força do sol, que agride nossa pele com a incidência dos raios ultravioleta (UV), ou pela maior exposição à água do mar ou ao cloro da piscina, fatores que somados ao sol também podem causar irritação, é preciso estar atento.

Existem alguns problemas que se tornam mais comuns nessa época do ano e aumentam os cuidados especiais que precisamos ter para manter nossa saúde em dia e evitar que qualquer eventualidade estrague os planos de descanso.

As doenças de pele mais comuns no verão são:

Insolação

O aumento das temperaturas, e da intensidade do sol, coincide com o período de férias. Isso, de uma forma ou de outra, faz com que as pessoas fiquem mais expostas ao sol e ambientes de praia.

Por isso, a insolação é um quadro que aumenta no verão. Trata-se de um estado provocado pela exposição excessiva ao sol, seja direta ou indiretamente.

Lembre-se: mesmo debaixo do guarda-sol a temperatura do corpo aumenta gradativamente.

Com o excesso de queimaduras, por conta da exposição ao sol e da falta de proteção, nosso corpo não consegue perder calor adequadamente, o que configura o quadro de insolação.

Além da pele quente e avermelhada, outros sintomas também podem ser tontura, náuseas, dor de cabeça e até febre. Em casos mais graves, o aumento da temperatura corporal pode levar à inconsciência.

Para evitar quadros de mal estar é sempre recomendado evitar exposição direta ao sol. No caso de praticar exercícios físicos, deve-se maneirar na intensidade e cuidar da hidratação do corpo. Não esqueça: protetor solar é obrigatório durante atividades ao ar livre no verão.

Caso esteja na praia, não vacile com os mergulhos! Assim que voltar do mar, seque o corpo e certifique-se da proteção da pele com mais uma camada de protetor. O sal da água, misturado ao sol e à pele sem proteção, pode causar queimaduras graves – e muito desconforto.

Não se esqueça de tomar bastante água e cuidado com a procedência: opte por água engarrafada e lacrada para evitar maiores complicações.

Micoses

Para abaixar a temperatura do corpo e manter o bem-estar no calor, nada melhor do que um mergulho! Seja na praia ou na piscina, essa é a receita perfeita para refrescar.

Mas cuidado: o corpo, úmido por mais tempo, pode favorecer o aparecimento de doenças provocadas por fungos, como é o caso das micoses.

Umidade e calor: duas condições perfeitas para os fungos se instalarem. Virilhas e o espaço entre os dedos do pé são os ambientes mais comuns para o surgimento das micoses.

O uso de toalha e chinelos molhados, por exemplo, também é um facilitador para o aumento de doenças como a micose. Piscinas sujas e contaminadas também podem ser um grande causador das micoses.

Os sintomas da doença vão desde a coceira e vermelhidão da pele até a descamação e a frieira. Por vezes, a micose pode se instalar entre a pele e a unha dos pés, o que ocasiona o surgimento de deformações e partes esbranquiçadas.

Para prevenir problemas de pele como a micose, é ideal enxugar bem o corpo após o banho. Não se esqueça: ao se banhar em locais públicos, use o chinelo para se deslocar. E evite usar roupas, sandálias ou outros objetos que não sejam de uso pessoal e individual.


+ Saúde