O TALENTOSO INTRATÁVEL

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de abril de 2017 às 12:34
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

1770 – 1827
Ludwig van Beethoven – Luis de Beethoven

Gênio forte, bravo, sistemático, quase nunca sorria.Teve várias namoradas mas nenhuma delas queria se casar com ele.

Quando era criança e não tinham o que comer, ele pulava para o quintal da vizinha e pegava uma galinha para o jantar.

Seu pai era muito bravo, alcoólatra e chegava de madrugada completamente bêbado , retirava o filho da cama e dizia : – vá estudar violino! E o menino Ludwig tinha que estudar . Ai dele se quisesse tocar alguma melodia que lhe vinha como inspiração !!! Tinha que tocar somente o que estava na partitura.

Seu pai mentia sua idade para que também fosse considerado menino prodígio como Mozart. E falando nele, há indícios de que Beethoven com mais ou menos 9 anos de idade foi se apresentar para o grande Mozart em Viena e dizem que Mozart abriu a porta da sala onde lecionava e disse para as pessoas que aguardavam na ante-sala : “Ouçam este nome: Ludwig Van Beethoven! Um dia o mundo todo vai falar dele!”

  Próximo aos 30 anos foi ficando SURDO e isso o deixou ainda mais anti-social.

Boatos dizem que ele se apaixonou por uma moça que se casou com o irmão dele , mas grávida de Ludwig. Então seu sobrinho na verdade seria  seu filho. (do filme MINHA AMADA IMORTAL )

Beethoven não era organizado, espalhava suas partituras pela casa, pregava-as na parede e ficava olhando uma a uma. E amassava muitas folhas e fazia novamente. Muitos rascunhos. Ao contrário de Mozart que nunca fez um rascunho. Beethoven gostava de ver as inúmeras páginas de suas músicas pregadas na parede para que ele as analisasse. 

No ano 2000 quando descobriram o DNA , abriram o túmulo de Beethoven , retiraram chumaços de seu cabelo para fazerem exames e tentarem descobrir a causa da sua morte, visto que existiam suspeitas de envenenamento. Descobriram chumbo. Alguns remédios para pneumonia antigamente continham este metal.

Uma curiosidade da atualidade:

Um dia num programa de TV onde as pessoas respondiam perguntas e concorriam a 1 milhão em dinheiro, a pergunta que fez  o rapaz perder 400 mil reais foi a seguinte:

– A qual nacionalidade pertencia  Beethoven ? E tinham 4 opções dentre elas Alemanha e Áustria.

O rapaz respondeu Alemanha e perdeu o dinheiro e a chance de concorrer a 1 milhão. Beethoven nasceu em BONN e na época em que ele nasceu, 1770, esta cidade pertencia à Áustria, portanto Beethoven é austríaco.

Hoje, Bonn é cidade alemã.

Dez mil vozes se reuniram no Japão para cantarem a 4ª parte da Nona Sintonia – Ode à Alegria.

Ah ! Beethoven ! Reverenciamos sua genialidade !  ESTAVA COMPLETAMENTE SURDO QUANDO COMPÔS A 9ª SINFONIA e lhe perguntaram escrito num bloco : – como consegue compor sem ouvir nada? E veio a resposta : -“ Eu ouço sons celestiais!” 

Foi um ser humano como qualquer um de nós, enfrentou graves problemas emocionais e também derrotas na vida. Mas queria deixar algo bom para a História.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.



+ zero