compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Equipamento facilita travessia entre Nova Franca e Parque Moema e já é aprovado por moradores

Novo semáforo na avenida Dom Pedro I traz mais segurança aos pedestres da região
Pensando em garantir mais segurança para quem circula a pé, Franca ganhou nesta semana um novo semáforo exclusivo para pedestres na movimentada avenida Dom Pedro I.
O equipamento foi instalado no trecho que liga os bairros Nova Franca e Parque Moema, oferecendo mais proteção e organização no trânsito da região.
De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Régis Mendes, o novo semáforo foi pensado para orientar o pedestre no momento da travessia, reduzindo riscos de acidentes em um trecho de grande circulação de veículos.
A operação é simples: ao apertar o botão (botoeira), o sistema emite um comando que muda o sinal dos veículos de verde para vermelho, liberando o sinal verde para o pedestre.
O tempo programado para atravessar a avenida é de 12 segundos, garantindo mais tranquilidade e segurança a quem precisa passar por ali.
Além do semáforo, o local recebeu rampas de acessibilidade de ambos os lados e reforço em toda a sinalização de solo, melhorando a mobilidade para todos — inclusive para cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Moradores aprovam
Para quem passa diariamente pela avenida, a melhoria chegou em boa hora. Dinaldo dos Santos, morador da Vila Gosuen, elogiou a novidade. “Ficou muito bom, né. Esta faixa de pedestre veio em uma boa hora”, contou.
Este é o quinto semáforo específico para pedestres instalado na cidade. E a boa notícia é que a iniciativa vai continuar: segundo o Departamento de Trânsito, os próximos pontos em estudo para receber o equipamento são na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, próximo ao SESC, e, em breve, nas imediações do SESI, na Vila Santa Cruz.
Cuidados no trânsito salvam vidas
Apesar da melhoria, a orientação é que motoristas, motociclistas e pedestres mantenham a atenção e respeitem as regras de trânsito. Régis Mendes reforça que a travessia ficou mais segura, mas todos precisam fazer sua parte.
“Antes era difícil fazer uma travessia segura aqui. Com o semáforo, houve um ganho muito grande na segurança e acessibilidade. Mas é fundamental respeitar a sinalização, não usar o celular enquanto dirige ou caminha e sempre dar preferência ao pedestre”, completou.
Outras melhorias na Dom Pedro
Vale lembrar que, em 2024, a avenida Dom Pedro I também recebeu novos redutores de velocidade em pontos estratégicos, para controlar melhor o fluxo de veículos e evitar acidentes, especialmente nos horários de pico.
A instalação do novo semáforo reforça o compromisso de tornar o trânsito de Franca mais humano e seguro, principalmente para quem depende das vias todos os dias.